Sustentabilidade

1ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente

Nos dias 07,08 e 09 de dezembro a TCP realizou, em parceria com a Acquaplan, a 1ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente, atividade integrante do Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores; esta atividade faz parte do licenciamento junto ao IBAMA. Os trabalhadores, público alvo do evento, foram convidados através da comunicação interna da TCP e durante os Diálogos de Meio Ambiente realizados nas áreas de trabalho.

Os assuntos abordados nas palestras foram variados, com a participação dos técnicos da Acquaplan Sara Pontes, Édio Yasuda e Rafael Peres e também a Janelize Felisbino representando a Diretoria de Meio Ambiente da APPA.

O evento foi encerrado no dia 09/12 com uma visita dos funcionários ao Aquário de Paranaguá, os quais puderam interagir com os animais e conhecer mais sobre as espécies nativas da região.

 

Estudo Ambiental – Projeto de Complementação das Obras do Cais Leste do Terminal de Contêineres de Paranaguá

Baixe os arquivos nos links:

Estudo Ambiental

RIMA

Semana do Meio Ambiente

Nos dias 05 a 09 de junho de 2014 o TCP participou da 8ª semana do meio ambiente de Paranaguá no Aeroparque, juntamente com mais 23 empresas da cidade, contando ainda com apoio do Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Marinha e os órgãos organizadores IAP – Instituto Ambiental do Paraná, IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e SEMMA – secretária do meio ambiente de Paranaguá. A feira foi visitada nos dias de semana pelos alunos das escolas municipais e estaduais durante o dia todo, e no final de semana contou com a participação de toda a comunidade parnanguara.

O stand do TCP contou com nossos parceiros Ecosorb que demonstrou como é realizado seu trabalho de contenção de óleo em casos de vazamentos através da utilização de mantas absorventes e barreiras de contenção, e com a empresa Acquaplan demostrando a todo o público os programas ambientais que ela executa em conjunto com o TCP.

Contamos com a Reciarte que fez uma oficina de reciclagem confeccionando puff’s com garrafas pets e bolsas com material reciclável. Tivemos também o Concurso Cultural, onde o participante deixava uma frase sobre o TCP e o Meio Ambiente e ao final do dia, era escolhida a melhor frase, esta escolhida ganhava um kit contendo dois livros, “Lagamar” de Orlando Azevedo e “Paranaguá-grande mar redondo” de Celso Luck Junior, livros esses que contem ilustrações de Paranaguá e suas ilhas.

Mostramos fotos da nossa Obra de Ampliação do Cais – 315 metros, onde a comunidade entendeu que o TCP está investindo para o crescimento da região e ao mesmo tempo tomando o devido cuidado com o Meio Ambiente com os programas ambientais.

TCP apoia Projeto Lixeiras Ecológicas

Iniciativa investe na reciclagem para preservação do meio ambiente

Atento as tendências atuais de preservação do meio ambiente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá anuncia seu apoio ao Projeto Lixeiras Ecologias – iniciativa que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. A primeira ação do TCP como apoiador do projeto foi a participação na 9ª semana do Meio Ambiente de Paranaguá que aconteceu em junho de 2014.

Criado em 2010, pelo empresário Marcio Freitas, dono da distribuidora União Gás e Água, o projeto foi elaborado para reutilizar galões de água vencidos que não poderiam ser mais utilizados pela empresa. Estes galões passaram a ser reciclados e utilizados como lixeiras ecológicas, instaladas em escolas, parques e praças de Paranaguá e região. O principal objetivo da inciativa é conscientizar crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva, apoiar ações como essas é de suma importância para o Terminal. “Participamos da implantação de lixeiras nas comunidades pesqueiras da baía de Paranaguá e nossa intenção é ampliar o apoio e participar da distribuição em escolas a partir de 2015. É preciso ensinar às crianças, desde cedo, porque é preciso reciclar e como isso contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte indevido do lixo”, avalia.

O TCP possui um Programa de Educação Ambiental e já contribuiu com outros projetos de cunho socioambiental na região. “Temos planos de contribuir com outros projetos desse tipo em 2015, com o apoio das Associações de Reciclados de Paranaguá”, conclui o diretor.