Notícias

TCP investe R$ 25 milhões em sistema de TI Navis

Terminal implanta o Navis N4 como parte dos investimentos para otimizar suas operações,
ampliando sua produtividade e eficiência

 

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais de contêineres do Brasil, implantou um novo sistema integrado de operação portuária com objetivo de aumentar a produtividade do Terminal, reduzir custos e melhorar a interface com seus clientes. A empresa adotou o Navis N4, líder de mercado no Brasil e no mundo, e reconhecido com uma solução completa para terminais portuários. O investimento total na implantação do sistema foi de aproximadamente R$ 25 milhões.

A migração para o novo sistema deve-se à evolução da infraestrutura e dos processos do Terminal de Contêineres de Paranaguá. “O Navis é o sistema de operação mais utilizado no mundo e deve gerar aumento de eficiência e produtividade para o Terminal. Com isso, o terminal poderá integrar as informações portuárias no sistema, gerando ainda mais agilidade e confiabilidade ao trabalho desenvolvido pela TCP”, explica Alexandre Rubio Teixeira Pinto, CFO da TCP.

De acordo com o executivo, a modernização no sistema de gestão segue o plano do crescimento do Terminal, que prevê o aumento da capacidade de 1,5 milhão de TEUs para 2,5 milhões de TEUs até 2018. “Com o Navis, a TCP conseguirá melhorias sobre o sistema anterior, além de otimizar a gestão de pátio com a automação de processos, promovendo a alocação mais eficiente dos caminhões que transportam os contêineres entre os equipamentos e navios, e a melhor segregação dos contêineres no pátio”, enfatiza.

“Para que a TCP conquiste sua substancial meta de crescimento, um sistema como o N4 é fundamental para proporcionar mais eficiência e otimização operacional para o terminal”, afirma Martin Bardi, diretor Senior de Operações da empresa na América Latina. “Estamos orgulhosos pela oportunidade de trabalhar com a TCP. Queremos trabalhar conjuntamente com a empresa para garantir que nossa tecnologia terá um impacto positivo nas operações do terminal”.

Diego Neufert, gerente de TI da TCP, destaca que a escolha do novo sistema foi feita com a supervisão de uma consultoria internacional, e levou em consideração a capacidade que o Navis tem de acompanhar o crescimento futuro do terminal e serviços com foco no cliente. “A TCP tem a intenção de oferecer ao cliente o melhor serviço possível e, sendo assim, entendemos que investir na otimização operacional é um fator imprescindível.  Trata-se de um sistema que permite a customização interna por parte da equipe de Tecnologia da Informação da TCP, sendo facilmente adaptável às nossas necessidades”, enfatiza.

Hoje, o Navis N4 está presente em 14 terminais no Brasil e 316 terminais pelo mundo. O novo sistema teve a implantação concluída no início de outubro e já se encontra em operação.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.
A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

Sobre a Navis

Pertencente a Cargotec Corporation, o Navis é tecnologia padrão mundial para o gerenciamento da movimentação de cargas em terminais. O sistema Navis combina as melhores práticas do setor com inovação tecnológica e serviços de classe mundial que permitem aos clientes maximizar sua performance e reduzir riscos. Seja acompanhando as cargas no porto, automatizando equipamentos operações ou gerenciando múltiplos terminais de forma integrada e centralizada, o Navis proporciona uma visão holística para a otimização operacional, garantindo aos clientes visibilidade, velocidade e resultados aos seus negócios. www.navis.com

 

Informações para Imprensa
TCP:

Medialink Comunicação, Fone: (11) 3817-2131
Raul Fagundes Neto, raul.fagundes@medialink.com.br
Fernando Marchi, fernando.marchi@medialink.com.br
Ana Cunha, ana.cunha@medialink.com.br

 

Navis:

Affect, Phone: (1) 212-398-9680

Katie Vroom, kvroom@affect.com

Voltar