Novo espaço impulsionará pesquisa e inovação com foco em sustentabilidade, tecnologia e meio ambiente no litoral do Paraná
Na última quarta-feira (16), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugurou uma sala para coworking em seu campus de Paranaguá, uma iniciativa realizada com o apoio da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. O novo ambiente, batizado de Coworking Hélice Sêxtupla, foi projetado para o desenvolvimento de projetos nas áreas de meio ambiente, tecnologia e inovação, e deverá beneficiar cerca de 1.000 estudantes, além de docentes e membros da comunidade local.
Durante a cerimônia, representantes da prefeitura, do IFPR, da TCP e de outras instituições parceiras participaram de um painel que discutiu a relevância de espaços voltados para promover a inovação no litoral do Paraná. Octavio Eliot, supervisor institucional da TCP, representou o Terminal ao lado de outros cinco palestrantes e compartilhou sua visão sobre o impacto dessa iniciativa.
“Estamos certos de que a estreia do Coworking Hélice Sêxtupla trará um impacto positivo para toda a comunidade parnanguara, especialmente no que diz respeito a projetos voltados à preservação do meio ambiente e ao avanço tecnológico. Nosso litoral é extremamente rico em potencial humano e natural, e é muito gratificante apoiar a concepção de um ecossistema que promove a colaboração entre a academia e o setor produtivo para trazer soluções inovadoras para a nossa região”, afirmou Eliot durante o painel.
Em relação ao potencial de networking oferecido pelo coworking, o espaço também fortalecerá a conexão entre o IFPR e outras universidades parceiras, como a Unespar e a UFPR, e demais empresas da região. Leandro Angelo Pereira, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do IFPR, enfatizou o ineditismo da iniciativa:
“Embora o conceito de coworking seja globalmente consolidado, este é o primeiro espaço com este perfil no litoral paranaense. Agora, a inovação em Paranaguá tem um endereço físico, um lugar onde ideias poderão se concretizar por meio de parcerias entre estudantes, acadêmicos e empresas,” explica Leandro.
TCP investe no futuro sustentável e tecnológico de Paranaguá
A TCP desempenhou um papel fundamental em todas as fases do projeto, desde a concepção até a entrega. Além de apoiar a reforma e modernização do local, o Terminal foi responsável pela contratação de fornecedores, aquisição de mobiliário, decoração e equipamentos eletrônicos, como televisores, computadores e ar-condicionado.
Segundo Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP: “Nosso objetivo foi contribuir para a criação de um ambiente de qualidade, que oferecesse uma infraestrutura moderna e eficiente, alinhada às necessidades dos usuários. A TCP tem um compromisso com o desenvolvimento de Paranaguá, sempre buscando apoiar iniciativas locais que tragam benefícios duradouros para a cidade.”
Com referências visuais que remetem ao litoral do Paraná, o espaço foi projetado para ser acolhedor e flexível. Seu layout fluido e com poucas divisórias favorece a integração e colaboração entre os usuários. O coworking também está integrado à infraestrutura do IFPR, que inclui laboratórios, equipamentos e auditórios, que poderão ser utilizados de acordo com a demanda dos projetos.