Institucional

Ação busca orientar motoristas para um trânsito mais seguro dentro e fora do terminal.

Nesta quarta-feira (24), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, participou do Movimento Maio Amarelo. A campanha foi realizada no Serviço de Atendimento Veicular (SAV), onde os caminhoneiros receberam flyers e informativos pelo celular, com diversas orientações de segurança no trânsito. Neste mês, a campanha completou 10 anos no Brasil e teve como mote o slogan “No trânsito, escolha a vida”.

O gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, Kayo Zaiats,  explica que “mais de mil caminhões passam diariamente pelo terminal, sendo responsáveis pela movimentação e transporte de grande parte da cadeia logística da TCP. O nosso objetivo é justamente garantir, a todos os profissionais, que voltem para casa em segurança”. Atualmente, os acidentes envolvendo caminhões foram a terceira maior causa de morte no trânsito brasileiro, perdendo apenas para acidentes com motocicletas e bicicletas, segundo dados reunidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Uma das orientações repassadas é a proibição de saída dos caminhoneiros do veículo fora das áreas seguras para trava e destrava de locks (dispositivo de fixação de contêineres no caminhão) do terminal. Além disso, os caminhoneiros devem entrar com os equipamentos de proteção individual (EPIs), sem uso do celular e respeitando o limite de velocidade permitida de 20 km/h.

A ação também buscou abordar a segurança fora do porto. De acordo com o superintendente institucional, Allan Chiang, “a TCP orienta não apenas para os sistemas de segurança internos, como reforça medidas de proteção nas estradas e no entorno do terminal. A empresa realiza diversos investimentos para trazer mais comodidade e rapidez no atendimento aos motoristas”.

Entre os serviços oferecidos está o aplicativo TCP GO, que permite ao motorista apresentar uma guia de agendamento virtual para acessar o portão. O app também informa alterações de datas dos agendamentos e notifica os caminhoneiros sobre a situação do terminal e das rodovias.

Outros investimentos foram no sistema de agendamento, que passou por melhorias; e na infraestrutura do terminal, com a ampliação dos portões (gates) e o aumento no número de tomadas para contêineres reefer (contêineres com controle de temperatura). Estas medidas permitiram o alcance de um novo recorde no número de passagens de contêineres no gate, aumentando o fluxo de veículos. No mês, 42.322 contêineres acessaram o terminal, 1.028 a mais que o recorde anterior alcançado em agosto de 2019.

Outra ação que trouxe melhorias foi a reforma do SAV, que passou a contar com dois postos de vigilância; além de banheiros femininos e masculinos equipados com chuveiros, uma sala de descanso com assentos, ar-condicionado e água.

Operação de vistorias na TCP

Esta é a segunda mobilização de segurança, voltada para os caminhoneiros, realizada este ano no terminal. A primeira começou em fevereiro e envolve a inspeção das condições mínimas de proteção nos veículos.

Entre os itens presentes no checklist de inspeção estão: cinto de segurança, pneus e rodas, freios, locks das carretas funcionando e em perfeito estado de conservação, faixas refletivas, entre outros. 

A fiscalização segue as definições do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e os proprietários de veículos em situação irregular contam com 15 dias para se adequarem às normas. Quem não fizer as modificações, tem a entrada bloqueada no terminal e fica impedido de realizar novos agendamentos até concluir as correções.

Mayara Locatelli