Governadores, membros do conselho federal e autoridades portuárias visitaram as instalações do terminal
Na última quinta-feira (20), governadores das dez províncias do Norte Grande da Argentina e membros do Conselho Federal de Investimentos do país vizinho visitaram o Porto de Paranaguá e conheceram a estrutura da TCP. O encontro busca ampliar as relações argentinas com os portos paranaenses.
A equipe foi recebida pelo time da Portos do Paraná e da TCP, que apresentaram as vantagens logísticas e de infraestrutura do Estado, destacando a Nova Ferroeste, linha férrea que conectará estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina à Paranaguá.
A nova ferrovia vai passar por 51 cidades do Paraná, além de municípios de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, permitindo a captação de carga do Paraguai e da Argentina. Serão mais de 1,5 mil quilômetros.
De acordo com o gerente de marketing e logística da TCP, Mateus Campagnaro, “nós somos o maior terminal de contêineres da América do Sul e temos um amplo leque de serviços a oferecer para o mercado argentino. Possuímos a maior área de carga refrigerada do Brasil, sendo o maior corredor de exportações de frango congelado do mundo. E no dia em que aconteceu a visita ainda batemos o recorde de produtividade do terminal, ou seja, temos muito a oferecer ao nosso país vizinho”. A TCP detém o maior volume ferroviário em contêiner do país, sendo o único no sul a ter conexão direta com a ferrovia.
Em entrevista ao Site Agência Estadual de Notícias (AEN), o cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone, disse que “nosso interesse é conhecer o funcionamento do Porto de Paranaguá e o sistema de infraestrutura, o corredor Atlântico-Pacífico, e a possibilidade de termos uma maior integração, exportando por portos brasileiros”.
Segundo o diretor de operações e diretor-presidente em exercício da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Junior, em entrevista para o AEN, “os portos paranaenses têm localização estratégica e se consolidam como hub logístico no Mercosul. Nossa proximidade com a Argentina é um fator chave para atração de cargas e novos negócios”.
As 10 províncias argentinas
O Norte Grande da Argentina reúne dez províncias: Catamarca, Chaco, Corrientes, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, Salta, Santiago del Estero e Tucumán. Ao todo, são 850 mil quilômetros quadrados habitados por 9 milhões de pessoas, que representam 20% da população daquele país.