TCP

O terminal possui opções de diálogo para sugestões, elogios e denúncias anônimas; saiba como acessar cada um.

Para dialogar com a comunidade, colaboradores, fornecedores e clientes, a TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) disponibiliza diferentes canais de comunicação. Para situações envolvendo elogios, reclamações ou sugestões, o público pode entrar em contato por mensagem na aba Fale Conosco do site da TCP.

Os clientes também podem entrar em contato pelo e-mail centraldeatendimento@tcp.com.br,  telefone (41) 2152-5999 ou pelo Portal do Cliente, no canto superior direito do site.  Na última opção é possível consultar a programação de navios, de gates (portões de acesso ao terminal), vistorias, booking (reserva de espaço dentro de um navio), importação contêiner e carga solta além de autenticidade de carta de fiel depositário. Pela chave de validação é possível consultar se alguém tem autorização para guardar o bem de um terceiro. Por este canal também é possível solicitar acesso ao terminal e crachá; além de cadastrar ou consultar motoristas, empresas e veículos; e tirar dúvidas frequentes.

Canal de Ética TCP

Além dos canais de comunicação mencionados, existe o Canal de Ética, que faz parte do Programa de Compliance: um espaço virtual, que pode ser usado por qualquer pessoa para denunciar irregularidades envolvendo pessoas ligadas ao terminal ou a própria TCP, de forma segura e anônima. O Canal de Ética é reservado para relatos de condutas antiéticas e situações suspeitas, que indiquem violação ética comportamental, às políticas externas ou internas da TCP ou qualquer situação que seja potencial infração às normas de Compliance. Ou seja, possíveis situações de fraudes, violações de compliance e/ou do código de conduta, entre outros.

De acordo com o gerente jurídico, Rafael Stein, “trabalhamos para que todas as nossas atividades atendam aos requisitos legais, principalmente o código de conduta. Por isto, é tão importante estreitar os laços com toda a comunidade, oferecendo um espaço seguro e confidencial para que as pessoas possam relatar possíveis ações antiéticas”.  O canal pode ser acessado clicando aqui ou pelo site do terminal na aba “A TCP”. A seguir, o visitante clica na categoria “Denúncia, ética e compliance”.

Após a leitura e aceitação das Políticas de Privacidade do Resguarda, é disponibilizado o formulário de denúncia. É possível o preenchimento de forma anônima ou com identificação. É importante que o denunciante forneça o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido, como por exemplo o cargo da pessoa denunciada, a empresa, local, data e horário do incidente. Caso tenha provas do que aconteceu, anexá-las ao formulário.

Stein explica que “quanto mais detalhes, mais base de pesquisa o comitê terá para realizar a investigação. Lembrando que qualquer pessoa, incluindo colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, clientes e quaisquer terceiros podem participar. O site de denúncias é administrado por uma empresa independente, global e especializada em canais de comunicação confidenciais, o que garante mais segurança às pessoas que buscam o anonimato”.

Programa de Comunicação Social é executado em atendimento à condicionante da Licença de Operação Nº 1356/2016 – 1ª retificação do IBAMA.

Mayara Locatelli