Institucional

Novas medidas começam a valer em 23 de maio no Terminal de Contêineres de Paranaguá, que também passa a oferecer novos banheiros, sala de espera e pontos de segurança para transportadores

A campanha internacional do Maio Amarelo visa conscientizar a população para reduzir o número de acidentes de trânsito e, este ano, tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – abraçou a causa, implementando novas regras e facilidades, inaugurando instalações que têm como objetivo garantir mais comodidade e conforto aos motoristas que precisam ter acesso ao Terminal para carga e descarga de caminhões. A partir do dia 23 de maio, além das novas medidas de segurança que entram em vigor, a sala de espera, banheiros e chuveiros no pátio de triagem serão liberados para uso. A expectativa é de melhora nas operações e no bem-estar dos caminhoneiros que passam pelo terminal.

As primeiras novidades estão localizadas no SAV, ou pré-gate, que é um pátio de triagem no qual os motoristas aguardam para sua entrada no terminal e dispõe de uma área de uso comum para os caminhoneiros. Com as melhorias finalizadas, o SAV da TCP conta agora com dois postos de vigilância, banheiros femininos e masculinos equipados com chuveiros, além de uma sala de descanso que conta com sofá, ar-condicionado e água.  O posto 1, com vigilância 24h, sete dias por semana, tem como principal objetivo garantir a segurança do local e respeito às normas de utilização do espaço. Já o posto 2 funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h, e terá além do vigilante, um controlador de fluxo para auxiliar na entrada do SAV e na Rua Barão do Rio Branco.

Ao adentrar no terminal, o motorista agora deverá obedecer novas novas regras, dentre elas, a proibição de descida do caminhão nas quadras de contêineres do terminal. Agora, este procedimento será permitido apenas em novas áreas exclusivas para trava e destrava dos locks, e suporte em casos de necessidade. “As novas regras de segurança são essenciais para que não ocorram acidentes e para que a organização seja intensificada no SAV. Será realizada uma campanha informativa junto aos caminhoneiros, com distribuição de material impresso e envio de conteúdo online por Whatsapp, para que as mudanças fiquem claras para todos e não haja dúvidas com relação aos novos procedimentos”, diz Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional da TCP.

Tecnologia para reduzir a espera

O tempo do caminhoneiro dentro do terminal também é uma preocupação da TCP, que busca soluções para diminuir sua média, hoje entre 35 e 45 minutos. Para tal, o terminal aumentou o número de ternos operacionais de 4 para 6 em menos de um ano e, até o final de 2022, deve chegar a 7 ternos de trabalho simultâneos. Além disso, mais iniciativas visando a melhora para o trabalho dos caminhoneiros são esperadas neste ano, com o lançamento de um aplicativo de agendamento e novos gates, como são chamados os portões de acesso ao terminal. “Contamos com o auxílio de grandes empresas de transporte nesta fase de desenvolvimento do aplicativo. O lançamento deverá ocorrer ainda esse ano. Acreditamos que a comunicação com o caminhoneiro ficará mais fácil e dinâmica, e os processos não terão mais necessidade de documentação física ou uso de papel” , revela o diretor da empresa.

O diretor enfatiza os investimentos contínuos que a TCP tem feito em sua estrutura para atender com qualidade todos os públicos que utilizam suas instalações. Inclusive, uma série de obras e melhorias estão sendo realizadas no terminal ao longo de 2022, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho e segurança aos colaboradores e terceiros que circulam pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá.

Thaisa Tanaka