Institucional

Navios da Hyundai chegam em janeiro em Paranaguá e vêm para somar ao portfólio de serviços da TCP, que passa a oferecer sete linhas regulares para a Ásia.

A TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá agora conta com mais um serviço marítimo partindo do leste asiático. O FIL (Far East-India-Latin America Service) é resultado de uma parceria com o armador coreano HMM (Hyundai Merchant Marine), e possui previsão de chegada dos primeiros navios em Paranaguá a partir do dia 20 de janeiro.

A primeira viagem da nova linha partiu de Busan, na Coréia do Sul, no dia 7 de dezembro de 2021, conectando o Leste Asiático à América do Sul. O serviço inicia com uma escala quinzenal, porém com planejamento por parte do armador HMM de incrementar a frota de navios gradualmente até que a rota se torne semanal em Paranaguá.

Com a entrada em operação do FIL, a TCP passa a contar com sete serviços regulares para o Extremo Oriente, o maior número em oferta na costa brasileira, potencializando a atuação de Paranaguá no comércio exterior. O novo serviço é uma opção tanto para clientes que já atuam no mercado via Paranaguá, tanto para novos entrantes que, hoje, enfrentem dificuldade de espaço para suas cargas.

Para os exportadores, o FIL atenderá a cadeia reefer, madeira, agronegócio, papel e celulose, aumentando a oferta de espaço e competitividade dos fretes partindo do terminal. Para importadores, a nova linha atenderá, principalmente, os setores eletrônicos, automotivo, têxtil e químicos, trazendo como diferencial uma conexão direta com a Índia sem necessidade de transbordo em outros países, sendo a primeira oferta desse serviço em Paranaguá.

O FIL (Far East-India-Latin America Service) da HMM conectará o Leste Asiático à America do Sul na seguinte rotação: Busan, Shanghai, Ningbo, Shekou, Singapore, Kattupalli, Durban, Santos, Paranaguá, Itapoá, Navegantes, Buenos Aires, Montevideo, Singapore, Hong Kong, Busan.

Thaisa Tanaka