Ambiental e Comunidade

Em dezembro de 2022, a TCP, em conjunto com a construtora Nakid, finalizaram a construção de 30 casas para as comunidades indígenas. Foram 13 imóveis construídos na aldeia Guaviraty Poty, em Shangrila; 12 na aldeia Pindoty, da Ilha da Cotinga; e 5 na aldeia Karaguatá Poty, no Sambaqui.

As entregas das chaves ocorreram nos dias 20 e 21 de dezembro. O gerente institucional da TCP, Allan Chiang; a supervisora de projetos institucionais da TCP, Katlyn Santos; e o representante da consultoria, Márcio Pereira; estiveram presentes nos dois dias, juntamente com o técnico responsável das obras, que orientou os indígenas sobre o funcionamento das casas.

Outra conquista foi da comunidade Pindoty que, com o apoio da TCP, indicou um dos moradores para o trabalho de portaria. Ele foi registrado pela empresa de monitoramento e segurança Veper. O contratado será responsável por alertar a comunidade e autoridades competentes em caso de invasões à terra indígena.

No dia 12 de dezembro, foi realizada uma reunião extraordinária de Conselho Gestor para apresentação à Funai e às lideranças indígenas presentes o novo gerente da TCP responsável pelo projeto, além de conversa entre os presentes sobre o andamento do PBA-CI e perspectivas para o ano seguinte.

Os trabalhos referentes ao Plano Básico Ambiental do Componente Indígena foram pausados no dia 22 de dezembro e retomados no dia 9 de janeiro de 2023. No entanto, a empresa se colocou à disposição dos indígenas e atendeu demandas importantes, como uma viagem da comunidade Sambaqui a São Miguel das Missões (RS) para a busca de sementes de uso tradicional da cultura Mbya.

No dia 28 de janeiro, a TCP apoiou a participação de moradores das aldeias Cerco Grande e Shangri-lá na cerimônia Nhemongaraí, na aldeia Araça’i de Piraquara (PR). Foram realizadas reuniões com as comunidades Pindoty e Guaviraty para definir, de forma participativa, as prioridades de ações do PBA-CI e demandas gerais para o ano de 2023.

A TCP, em parceria com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e a empresa responsável pela construção das novas casas; reuniram-se na aldeia Pindoty para buscar, junto à comunidade, soluções de melhoria no abastecimento e qualidade da água.

Mayara Locatelli