Ambiental e Comunidade

No dia 19 de maio, foi assinado termo de cooperação técnica entre a TCP, o Ministério Público do Paraná, a Sanepar, o Ministério da Saúde e o Município de Pontal do Paraná para o abastecimento regular de água tratada para as aldeias indígenas Guaviraty e Caraguatá Poty, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. 

O documento já havia sido apresentado durante uma reunião extraordinária com o Conselho Gestor, nos dias 09 e 10 de maio, que contou com a presença de representantes do Ministério Público, prefeituras de Paranaguá e Pontal do Paraná, TCP, Acquaplan, Funai do Distrito Sanitário Especial Indígena e lideranças das três comunidades participantes do PBA-CI da TCP. Como apoio ao abastecimento de água, a TCP custeou o caminhão pipa para as comunidades de Sambaqui e Shangri-lá.

Outro tema abordado na reunião foi a apresentação do Plano de Visitação Turística (PVT) das aldeias Pindoty, Guaviraty e Karaguatá Poty. O documento é exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015, e a aprovação é necessária para regularizar atividades de visitaçãocom finsturísticos que aconteça em Terras Indígenas. Os participantes opinaram sobre o documento e sugeriram melhorias.

Além do apoio ao turismo local, a TCP também colaborou no processo para fornecimento de energia elétrica. Para possibilitar a ligação de energia nas casas novas construídas recentemente nas aldeias, a TCP contratou uma empresa especializada para instalar dutos de energia nas comunidades de Sambaqui e  da Cotinga, que não possuem postes. Desta maneira, a Copel poderá fazer a ligação da luz nas residências.

Já em relação aos cuidados com a natureza, foram feitos monitoramentos de fauna em todas as aldeias. O monitoramento de ruído e luminosidade foi realizado na comunidade Pindoty, na Ilha da Cotinga, conforme previsto no PBA-CI. A comunidade Sambaqui também solicitou e recebeu a visita de um médico veterinário, atendimento este que acontece semestralmente como parte do PBA-CI da TCP.

Semana Cultural Indígena

No Abril Indígena, a comunidade Pindoty sediou a Semana Cultural. O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril e a TCP apoiou com alimentação e transporte dos participantes. A TCP também realizou um curso de primeiros socorros aos moradores da comunidade para atendimento em casos de acidentes durante do evento.

Mayara Locatelli