No mês de março, ocorreram reuniões importantes de planejamento e deliberação dos projetos conjuntos da TCP e comunidades indígenas. Nos dias 21 e 22 de março, o Conselho Gestor do PBA-CI (Plano Básico Ambiental de Componente Indígena) reuniu lideranças das comunidades indígenas (Guaviraty e Karaguatá Poty, em Pontal do Paraná/PR; e Pindoty, em Paranaguá/PR), além de representantes da Funai, da empresa consultora e da TCP para avaliar e deliberar sobre projetos em andamento nas aldeias.
Na semana seguinte, em 31 de março, ocorreu a Plenária do Programa IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Gestão dos Bens Culturais Guarani Mbya, da qual participaram as aldeias já contempladas no PBA-CI e as aldeias Kuaray Haxa (Antonina/PR), Cerco Grande (Guaraqueçaba/PR) e Araça’i (Piraquara/PR); juntamente com representantes da TCP e do IPHAN. O objetivo também foi avaliar o andamento do projeto até o momento e definir com as lideranças as prioridades e ajustes na execução das ações.
Outra ação realizada em março foi o apoio veterinário à aldeia Pindoty, com atendimento aos 25 animais existentes na comunidade. A ação faz parte do Subprograma de Saúde do PBA-CI. Também foi retomada a atividade de compostagem, com acompanhamento de um agroecólogo, nas comunidades Guaviraty e Karaguatá Poty e as ações de melhoria no sinal e plano de internet das aldeias em questão.