TCP

Diretoria de uma das maiores montadoras de veículos do Paraná conheceu os projetos logísticos e estratégias da TCP.

Na quinta-feira (23), a diretoria da Renault realizou uma visita ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e conheceu a estrutura operacional da empresa. Com mais de 20 anos de atuação no Brasil, a fabricante de veículos francesa é uma das maiores do Paraná. No Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), a Renault já produziu mais de 3 milhões de veículos e quase 4 milhões de motores.

Os principais produtos importados pela empresa são peças, matéria-prima, chips eletrônicos, sistemas de injeção e componentes para a montagem de automóveis. Para as exportações, são movimentadas peças de montagem e de reposição para veículos exportados, além de automóveis prontos para exportação.

A visita contou com a presença do diretor de supply chain da Renault, Francis Lanza; os gerentes, Eduardo Kubo e Emerson Ribas; e o coordenador de relações institucionais, Carlos de Paula. A equipe foi recepcionada pelo diretor comercial da TCP, Jan Zhang; o gerente comercial e de atendimento ao cliente, Giovanni Guidolim; e pelo coordenador comercial, Eduardo Bernardi.

O grupo recebeu informações detalhadas sobre os investimentos na TCP que serão feitos com foco no crescimento de aumento de produtividade e maior abrangência de serviços aos clientes. De acordo com o diretor comercial da TCP, “a proximidade entre o Complexo Ayrton Senna e o Porto de Paranaguá é apenas uma das vantagens desta parceria. Atualmente, a TCP é a maior concentradora brasileira de linhas de longo curso: ao todo, são 17 escalas regulares semanais, sendo o terminal brasileiro com a maior concentração de linhas marítimas”.

Em Paranaguá, o terminal também realiza grandes investimentos para ampliar a estrutura, fortalecer as equipes e adquirir equipamentos de última geração. Entre eles estão a aquisição de 11 guindastes do tipo RTG (rubber tyre gantry), ampliação do gate (entrada para caminhões) e um aplicativo exclusivo para agendamento de entrada dos caminhoneiros ao terminal.

“Os resultados destes investimentos podem ser demonstrados em números: em 2022, alcançamos o recorde de 202 movimentos por hora. Também recebemos o maior navio da história da TCP, o APL Yangshan, do armador francês CMA CGM. Com 347m de ponta a ponta e 45m de largura, o meganavio foi um marco para a empresa”, explica Zhang.

Mayara Locatelli