Confira os principais trabalhos realizados nos meses de setembro e outubro.
A TCP marcou presença em diversas ações em aldeias indígenas localizadas no litoral paranaense nos últimos meses. Em setembro,ocorreu a Reunião de Conselho Gestor, onde lideranças das aldeias, representantes da FUNAI local, TCP e equipe consultora se reuniram para avaliar e discutir o andamento das atividades do PBACI junto às comunidades. Antes da reunião foi realizado o Círculo de Lideranças, momento reservado para as lideranças indígenas se articularem internamente.
Também foram realizadas campanhas de monitoramento da fauna nas aldeias e realizada oficina de exposição da metodologia dos monitoramentos para esclarecimento às comunidades. Também foram realizados os monitoramentos de luminosidade, ruído e qualidade do ar.
A TCP continuou com apoio à produção do artesanato, auxiliando na aquisição de matéria-prima como viagem de busca de taquaras e entrega de miçangas. Foram realizadas a manutenção de atividades agroflorestais e plantio de mudas em todas as aldeias. A aldeia Guaviraty recebeu instrumentos musicais que os Guarani utilizam em suas casas de reza. A TCP realizou, ainda, visita de vistoria do andamento da construção das casas na aldeia e socialização com as comunidades.
No mês de outubro, durante dois dias, as lideranças das três aldeias participantes do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBACI) reuniram-se para o Nhemboaty Porã (“boa reunião”), evento que contou com o cacique Leonardo da aldeia Reta (São Francisco do Sul/SC), convidado pelas comunidades. No primeiro dia, as lideranças estiveram na aldeia Guaviraty (Shangrila) conversando sobre associações. No segundo dia, a reunião ocorreu na aldeia Pindoty (Ilha da Cotinga) e abordou também temas como direitos indígenas, território e educação.
Além disso, foi realizada oficina de Introdução à Compostagem na aldeia Pindoty (atividade já realizada nas outras comunidades) e apoio à manutenção das composteiras em funcionamento. No início do mês, a comunidade de Pindoty também recebeu apoio para celebrar o aniversário da aldeia.