Notícias

TCP bate recorde em movimentação de carga de cabotagem

Primeiro trimestre do ano registrou aumento de 154% no transporte pelo modal em relação ao mesmo período do ano anterior

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá registou recorde de performance de cabotagem no mês de março, quando foram movimentados 1.071 contêineres na categoria. O número é um recorde histórico, já que foi o melhor março em toda a história do Terminal.

O número também contribuiu para a alta de 154% na movimentação do primeiro trimestre do ano comparado ao mesmo período do ano anterior. “A  TCP vem de um ano com movimentação recorde: em 2017, foram 6.690 contêineres entre os meses de janeiro e dezembro. Estamos otimistas em relação a 2018 e esperamos um crescimento de aproximadamente 30% nos 12 meses”, afirma Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.

De acordo com o executivo, os números estão crescendo motivados pela atuação do time comercial e à conversão de cargas de outros estados para o Paraná devido à estrutura do Terminal. “Para o cliente, a moderna estrutura operacional, com o maior parque de tomadas reefer da América do Sul, armazéns modernos e equipamentos de última geração são fatores decisivos. A TCP garante ao empresário que a carga será embarcada dentro do prazo previsto, independente de variações climáticas”, explica.

Além disso, o Terminal tem convertido cargas que acessavam as regiões Norte e Nordeste por modal rodoviário já que a operação por cabotagem representa economia para o cliente. “A operação por esse modal é até 30% mais barata se comparada ao transporte rodoviário, dependendo do perfil da carga e destino”, diz.

Entre as cargas mais movimentadas no fluxo que vai de Paranaguá ao Norte e Nordeste, estão carnes refrigeradas, madeira e alimentos. Na descida, há uma maior diversificação com alimentos, embalagens, químicos e eletrônicos. “Essa é uma modalidade bastante segura, com menos riscos de acidentes, já que reduz o número de caminhões na estrada, e mais ecologicamente correta, com menos emissão de CO2”, finaliza.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 5 continentes, 17 países e regiões e 32 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

Informações para Imprensa
Medialink Comunicação, Fone: (11) 3817-2131
Raul Fagundes Neto, raul.fagundes@medialink.com.br
Ana Cunha, ana.cunha@medialink.com.br

 

Voltar