TCP

Evento reuniu lideranças no setor portuário e exportadores, principalmente de cargas de madeira, refrigeradas e papel e celulose.

Na última quinta-feira (31), mais de 40 pessoas participaram do evento de lançamento da nova linha atendida pela empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A rota semanal GS1/UCLA2/GSA conecta o Golfo dos Estados Unidos à Costa Leste da América do Sul. O encontro foi realizado na sede da TCP, e reuniu lideranças do setor e representantes de diversas empresas atuantes nesta rota.

De acordo com a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown, o evento buscou divulgar a nova linha de Paranaguá e a disponibilidade do serviço a diversos setores, especialmente para exportações em segmentos como madeira, papel e celulose e cargas refrigeradas.

“A aquisição desta nova linha é uma conquista para TCP e para a cidade de Paranaguá, pois traz mais oportunidades de negócios para região e destaca cada vez mais o litoral paranaense no mercado global”, explica Brown. De acordo com a gerente comercial de armadores, após a pandemia, este foi o primeiro evento promovido pela TCP no modelo presencial, “que é uma excelente oportunidade de celebrar as novas escalas do serviço GS1 em Paranaguá e divulgar recentes avanços e investimentos no nosso terminal para melhor atender os nossos clientes.”

Atualmente a TCP conta com 19 serviços regulares semanais, sendo líder na concentração de serviços marítimos no Brasil.  Brown afirma que a TCP fornece ao mercado um terminal cada vez mais completo em serviços marítimos, infraestrutura e produtos logísticos. “Temos a única conexão ferroviária direta na área alfandegada do sul do Brasil, além de um armazém de importação em área primária e um grande investimento na ampliação da infraestrutura reefer, com uma subestação para maior e melhor abastecimento do sistema elétrico de contêineres refrigerados e aumento na capacidade de tomadas para conexão desses contêineres. São medidas fundamentais para aprimorar ainda mais os nossos serviços.”, aponta Brown.

Sobre a linha GS1/UCLA2/GSA

A nova linha da TCP foi anunciada em agosto e projeta volume de cerca de 600 movimentos por navio na semana. Com partida no México, a rota segue para os Estados Unidos, Colômbia, Brasil, Argentina, Uruguai e retorna ao Brasil até seguir para Colômbia, com encerramento no país de origem. São sete embarcações da Hapag-Lloyd, uma da MSC e uma da ONE. Ao todo, nove navios com capacidade média de 6.400 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) fazem parte da frota, com destaque para o conteineiro Tokyo Bay, da Hapag-Lloyd, com capacidade de 6.622 TEUs. 

Isabelle Veloso Sousa