Institucional

Obra é resultado de projeto realizado pelo Terminal e pela ONG MarBrasil, e traz dados sobre o monitoramento da fauna aquática no litoral paranaense

Na tarde desta quinta-feira, 8, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) participou da cerimônia para a entrega de 100 exemplares do livro “Biota”, resultado do projeto de mesmo nome que teve como objetivo identificar os habitats mais importantes para a conservação de espécies marinhas do litoral paranaense. O evento aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá (SEMMA), e contou com a presença de representantes do Terminal, de autoridades do município e de entidades parceiras.

“A doação destes livros contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que vão auxiliar na preservação da fauna e no equilíbrio do ecossistema, beneficiando a vida marinha e a manutenção das águas que pertencem a toda a população de Paranaguá”, explica Rafael Stein, gerente institucional, jurídico e regulatório da TCP.

Os exemplares serão distribuídos para pesquisadores, bem como para representantes do Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá (SEMMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros.

Apoiado pela TCP no âmbito do licenciamento ambiental para expansão do terminal, o Projeto Biota teve início em 2019 e foi executado pela ONG MarBrasil, em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) e o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), ambos parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu principal foco foi identificar áreas de importância ecológica para tartarugas-verde, peixes mero, raias-manta e algumas espécies de tubarões que vivem no Complexo Estuário de Paranaguá.

Os levantamentos sobre o comportamento e ocorrência das espécies marinhas foram realizados ao longo do litoral paranaense, incluindo as regiões da Ilha das Cobras, Ilha do Mel e Ilha das Peças. Os resultados, apresentados no livro, vão servir de base para a construção de diretrizes para pesquisas futuras, além de fornecer subsídio à proposição de um corredor ecológico marinho no litoral do Paraná.

“Um dos pontos fortes do desenvolvimento do projeto foi a formação de conexões agregando diversas organizações da sociedade civil e instituições governamentais, fortalecendo ações mais efetivas para a manutenção da qualidade ambiental do território e conservação da biodiversidade marinha no litoral paranaense”, destaca Angela Zaccaron, coordenadora do Projeto Biota.

A versão digital do livro pode ser acessada em https://drive.google.com/file/d/17YU_nGX0eVkxf0SaaHFWflRoRw-MQrfU/view?usp=sharing.

Preservando a vida marinha e o sustento de comunidades insulares

A TCP atua ativamente para proteger a qualidade da água da baía de Paranaguá, promovendo a preservação da fauna e da flora, e da atividade econômica das comunidades que dependem do mar para viver.

Apenas para a preservação da vida marinha, a TCP já implantou 19 projetos voltados para proteção da vida selvagem, como o “Programa de Monitoramento de Golfinhos, Tartarugas e Vegetação litorânea”, “Programa de Monitoramento de Biota Aquática e Bioindicadores”, entre outros.

Favorecendo a despoluição das águas da baía de Paranaguá e promovendo a educação ambiental, o Terminal executa, desde 2015, o programa Troca Solidária, que conscientiza as comunidades de ilhas da região a destinarem resíduos recicláveis para os pontos de coleta do programa, onde o material pode ser trocado por alimentos, além de produtos de limpeza e higiene a valores abaixo dos praticados no mercado.

Isabelle Veloso Sousa