TCP

Resultado foi obtido entre principais estados exportadores de contêineres do país; Paraná é o estado de origem de maior parte do volume exportado por Paranaguá

Em 2023, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, liderou o fluxo de exportações de embalagens em sua região de influência, que engloba Paraná, São Paulo e Santa Catarina, principais estados exportadores de contêineres do país, alcançando um market share médio de 35,4% ao longo do ano. No acumulado foram 5.115 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner) exportados, equivalente a 44.034 toneladas, sendo que 95% deste total foi produzido no Paraná.

O gerente comercial, de logística e de atendimento, Giovanni Guidolim, explica que o aumento na exportação “é reflexo do empenho da TCP no entendimento logístico e particularidades do segmento de embalagens para que comercialmente possamos ofertar sempre um atendimento de excelência, flexível e tornando o Terminal o porto ideal para nossos clientes”.

Além disso, o Terminal também oferece vantagens operacionais que beneficiam os clientes do segmento, como flexibilidade para receber contêineres no fluxo de exportação; aquisição e aumento no número de RTGs; ampliação e modernização do gate, reduzindo o tempo de carga e descarga de caminhões; e investimento em novas tecnologias no portal do cliente, melhorando a experiência do usuário.

A exportação do produto, usado principalmente para embalar bebidas lácteas e sucos, que era de 250 TEUs em janeiro de 2023, cresceu gradativamente chegando quase ao dobro no primeiro mês deste ano, quando alcançou a marca dos 488 TEUs, uma variação de 95,2%. Os principais destinos da carga foram Colômbia (36%), Costa Rica (23%), Estados Unidos (10%), México (5%) e Venezuela (5%).

TCP lidera oferta de escalas marítimas no país

Com três novas linhas disponibilizadas apenas em 2024, o Terminal de Contêineres de Paranaguá disponibiliza 22 serviços semanais, sendo 20 deles de longo curso e dois de cabotagem. Um dos destaque deste ano foi a integração da linha Zim Gulf Toucan (ZGT), do armador israelense ZIM, ao portifólio do Terminal.

Contando com oito embarcações com capacidade média de 2.500 TEUs, o serviço ZGT possui rota que conecta Argentina, Uruguai, Brasil, Colômbia, Jamaica, México e Estados Unidos, beneficiando, principalmente, exportadores de produtos químicos, madeira, papel, celulose, carnes refrigeradas e embalagens.

Isabelle Veloso Sousa