Mensalmente são movimentados 2,6 mil contêineres do segmento por Paranaguá
A infraestrutura oferecida pela TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, na área primária do porto paranaense é um diferencial competitivo que tem atraído exportadores do setor de base florestal. Com uma ampla estrutura, o Terminal oferece custos operacionais e logísticos e, recentemente, reativou o serviço que atende a Costa Leste dos Estados Unidos – um dos principais destinos para as cargas do setor – após treze anos.
O Terminal vem movimentando cerca de 2.600 contêineres por mês no segmento, por meio de produtos como o compensado, serrado e lâminas de madeira. Com o novo serviço semanal destinado ao país norte-americano, a expectativa do terminal é incrementar a movimentação para 3.500 contêineres mensais.
O armazém de exportação da TCP conta com 12 mil metros quadrados e é voltado para estufagem de múltiplas cargas como madeira, sacaria (fubá, feijão, açúcar, entre outros), celulose, algodão e cerâmica. “O armazém de exportação em Paranaguá é uma inovação no mercado por ficar dentro da zona primária, próximo ao berço de atracação dos navios. Isso significa que não é necessário parar na retroárea para estufar a carga já que toda a operação é feita pela TCP, simplificando a logística e reduzindo custos”, explica Thomas Limas, vice-diretor Comercial da TCP. O armazém performa mais de 1,5 mil contêineres por mês.
Para Fabiano Sangali, diretor executivo do grupo Sudati, a soma dos serviços oferecidos pelo Terminal é decisivo para a escolha da empresa como ponto de envio de cargas. “TCP é a minha primeira opção como terminal, pois atua como um grande facilitador logístico, que me oferece uma série de soluções logísticas que levam minha carga à Paranaguá com alta confiabilidade e baixos custos. O novo serviço para a Costa Leste reforça ainda mais a TCP como nosso grande parceiro e um player estratégico no mercado, aumentando nossa movimentação pelo terminal paranaense”, diz o executivo.
O grupo, que entrou em operação em 1998, é referência no setor de base florestal no Brasil e tem sede em Palmas, no Paraná. O Sudati conta com quatro unidades industriais no Paraná e em Santa Catarina, sendo responsável por cerca de 20% das exportações de placas de compensado do país.
Serviço
O serviço Costa Leste dos Estados Unidos é fruto de uma parceria da TCP com a MSC (Mediterranean Shipping Company) e conta com escalas semanais regulares, reforçando a posição estratégica do Terminal como o que oferece o maior número de linhas marítimas semanais, totalizando 16.
Combinado com a integração logística que o terminal oferta através de suas bases, a expectativa é absorver parte dos mais de 170 mil contêineres movimentados anualmente em sua zona de influência com destino aos EUA.
A rota do novo serviço inclui os seguintes portos: Buenos Aires – Montevidéu – Rio Grande – Navegantes – Paranaguá – Santos – Rio de Janeiro – Salvador – Suape – Cristobal – Filadélfia – Nova Iorque – Norfolk – Baltimore – Charleston – Savannah – Caucedo – Santos.
Sobre a TCP
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.
Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.
Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.
Em março de 2020, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 26 países e regiões e 54 portos. Em 2019 a CMPort movimentou 110 milhões de TEUs.