Institucional

Permitindo a chegada de embarcações maiores, a operação terá maior disponibilidade de escalas e espaço para embarques

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, teve seu calado operacional ampliado, passando de 12,10 metros para 12,30 metros. O incremento de 20 centímetros está dentro do plano de expansão do terminal, anunciado no início deste ano. Aprovado pela Marinha do Brasil, a nova medida proporcionará o aumento na eficácia, segurança e a maior disponibilidade de escalas e espaço para embarques.

Para que a marca fosse alcançada, a TCP investiu em infraestrutura marítima nos últimos anos, o que permitiu um aumento gradual em sua operação. Em 2021, junto com a Capitania dos Portos do Paraná, Autoridade Portuária e Praticagem foram realizados estudos técnicos que possibilitaram o aumento do calado operacional do Porto de Paranaguá em 1.440 TEUs por embarcação, se comparado à capacidade disponível em 2015.

Segundo Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional do Terminal, o aumento do calado operacional é mais um passo para transformar o terminal em um hub marítimo. A ampliação garante uma operação mais flexível e competitiva para armadores, importadores e exportadores. “Com esses avanços, os grandes navios serão operados com maior eficácia e nossos clientes poderão usufruir de uma maior oferta de escalas e espaço para embarques, o que é essencial para o reaquecimento econômico esperado nos próximos anos”, explica. 

Investimentos

Responsável pelo maior investimento do setor portuário no Brasil, o qual faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 1,1 bilhão, e onde já foram aplicados mais de R$ 600 milhões em obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal – atualmente na marca de 2,5 milhões TEUs/ano – a TCP reafirma o compromisso com seus clientes por meio de contínuas melhorias. “Dentro do nosso plano de expansão do terminal, estamos realizando investimentos em modernização, novos equipamentos e sistemas. Em conjunto com a Autoridade Portuária, trabalhamos na comprovação da viabilidade do aumento do calado operacional para os grandes navios de contêineres. Hoje, nossa preocupação não é apenas com um segmento do Porto, mas sim com toda a cadeia produtiva e logística do Estado, integrando os principais atores técnicos e institucionais em um mesmo objetivo: tornar Paranaguá o melhor e mais produtivo Porto do Brasil”, explicou Lima. 

Thaisa Tanaka