Sustentabilidade

A TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) está localizada no estado do Paraná, na costa sudeste do Brasil. Sua produtividade de contêineres está consistentemente entre os três principais operadores de terminais públicos do Brasil. Em abril de 2018, a CMPort adquiriu oficialmente uma participação na TCP e, desde então, tem feito progressos positivos na promoção do bem-estar da comunidade, aderindo ao desenvolvimento sustentável e integrando a governança corporativa. 

Negócios para o bem: promovendo o bem-estar da comunidade e a governança fundamental 

Nos últimos anos, a TCP aderiu de forma consistente aos princípios do desenvolvimento sustentável e deu grande ênfase às iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança). A equipe de projeto da TCP estabeleceu proativamente relações de apoio mútuo e confiança com a comunidade local, aproveitando seus principais pontos fortes de negócios para realizar uma série de atividades comunitárias. Ao integrar o desenvolvimento social local em suas operações comerciais, a TCP continua a expandir suas contribuições em áreas como construção de infraestrutura, atendimento à comunidade, educação e assistência médica, retribuindo assim à área local. 

Com o forte apoio da China Merchants Foundation, a TCP reforçou seu compromisso com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e organizações locais. Durante 2021-2022, a TCP executou com sucesso o Termo de Compromisso com 3 comunidades indígenas (Cotinga, Sambaqui e Shangrilá), concluiu a construção de casas de aldeia e instalações de armazenamento de água na Ilha Indígena da Cotinga e entregou um prédio de ensino médio na Ilha do Amparo. Com base nos compromissos existentes, a TCP construirá posteriormente centros culturais comunitários e instalações esportivas de apoio nas duas ilhas para proporcionar um ambiente de vida melhor para os moradores locais e promover a proteção da cultura indígena. 

Fundação Verde: criação de um ecossistema de desenvolvimento sustentável para a empresa e seu local de projeto 

Como operadora de terminal público no Brasil, a TCP está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o cumprimento de seu contrato de concessão. A empresa fortalece continuamente a construção de sua infraestrutura e introduz vigorosamente aplicativos tecnológicos modernos para fornecer serviços de logística integrada eficientes e de alta qualidade a seus clientes. Somente em 2023, a TCP concluiu investimentos na atualização e aquisição de várias instalações e equipamentos, incluindo a construção de uma nova subestação, a expansão do pátio de contêineres refrigerados, a aquisição de novos equipamentos para o pátio, atualizações de automação de entrada no Gate, a construção de um novo centro de controle de operações e melhorias no ambiente de descanso para os funcionários operacionais. 

Em termos de conservação de energia e redução de emissões, a TCP fez uma série de investimentos e abordagens técnicas para reduzir as emissões de carbono. Esses esforços incluem a atualização dos sistemas de purificação de águas residuais, a construção de novas instalações de descarte de resíduos sólidos, a compra de eletricidade verde certificada pelo I-REC (International REC Standard), a conversão de maquinário de combustível fóssil para eletricidade e a introdução de ônibus elétricos para o transporte no local.  

A TCP está localizada em uma baía protegida, área de conservação de ecossistema extremamente importante em escala global. Em termos de proteção da diversidade ecológica, a TCP implementou 19 programas específicos de proteção ambiental com o objetivo de conservar a flora e a fauna, incluindo programas de monitoramento de golfinhos e tartarugas, bem como programas de vida aquática e biomonitoramento, de acordo com sua Licença de Operação Ambiental emitida pelo IBAMA. A empresa participa ativamente e patrocina iniciativas de bem-estar público para proteger a vida marinha e o clima, promovidas por órgãos governamentais locais. Essas iniciativas incluem conservação de mangues, limpeza e reciclagem de detritos marinhos, coleta de amostras de água do mar e de plantas e eventos de plantio de árvores. A TCP foi reconhecida com vários prêmios de entidades governamentais locais por suas contribuições, como o Prêmio Projeto Beneficente Ecobrasil do Governo Federal, o Prêmio do Governo do Estado do Paraná por Compromisso com o Clima e o Meio Ambiente e o Prêmio ESG Action Innovation na conferência do Serviço Social da Indústria (SESI). 

“Cultura” para “força”: integração da cultura e da gestão corporativa à governança 

A TCP tem alinhado consistentemente suas realizações comerciais com o desenvolvimento contínuo e o emprego da comunidade local. Em termos de gestão de recursos humanos, aderindo ao princípio da centralização nas pessoas e aprimorando o nível profissional dos funcionários locais, a TCP tem aperfeiçoado continuamente seu sistema de remuneração, otimizado os processos de recrutamento e treinamento e introduzido mecanismos de incentivo. A cultura corporativa da empresa foi estabelecida por meio de votação dos funcionários. Com o aumento das instalações do terminal e do volume de negócios, o número de funcionários locais cresceu 18% desde 2018, promovendo o desenvolvimento de empregos na comunidade local. Enquanto isso, a taxa de rotatividade de funcionários diminuiu gradualmente de 29,5% em 2018 para um padrão saudável de 8,4% até o final de 2023. Nos últimos seis anos, 13 funcionários locais da TCP participaram do Programa de Treinamento C BLUE organizado pela CMPort, que melhorou seu senso de pertencimento e coesão de equipe e elevou os padrões profissionais e técnicos da governança corporativa da empresa. 

Em termos de gerenciamento institucional, a TCP está comprometida com o avanço da integração gerencial por meio da integração cultural. A empresa segue rigorosamente as leis e os regulamentos locais e os termos de seu contrato de concessão, estabelecendo posteriormente um conjunto abrangente de estruturas de governança e protocolos de conformidade. A TCP criou um comitê de segurança e procedimentos de operação segura, garantindo que a segurança seja implementada nas operações diárias. Melhorias contínuas no ambiente de segurança foram feitas com base nas instalações e nos equipamentos existentes, levando a uma redução significativa nos incidentes de segurança e nas taxas de danos. A melhoria acentuada no ambiente de segurança conquistou o endosso e o apoio de 1.400 funcionários locais. 

No gerenciamento de riscos, a TCP realiza regularmente a identificação e a avaliação de riscos ESG. A empresa identifica proativamente os problemas para desenvolver medidas de resposta e gerenciamento, bem como planos de contingência. Ao se alinhar às leis e regulamentações locais, aos requisitos padrões do setor e às demandas das partes interessadas, a TCP refina sua abordagem à implementação de ESG. Isso leva a um processo de identificação de riscos autoexaminável e autocorretivo, criando um sistema de gerenciamento de ESG que atende às demandas locais. Ao aprimorar o sistema de gerenciamento de riscos, a TCP melhora ainda mais sua competitividade principal e promove o desenvolvimento corporativo sustentável. 

A TCP aprimora continuamente suas capacidades de serviço em sua localização, praticando responsabilidades sociais ecológicas, de baixo carbono e voltadas para as pessoas em Paranaguá, criando uma boa imagem corporativa. Ao longo de sua jornada de desenvolvimento corporativo, a equipe da TCP permaneceu fiel à sua missão original, envolvendo-se ativamente com a sociedade e retribuindo a ela. Eles buscam persistentemente a sinergia com a comunidade local, explorando modelos de desenvolvimento sustentável que se alinham tanto às tendências contemporâneas quanto ao contexto local. Juntamente com os parceiros, a TCP tem o compromisso de construir uma sociedade harmoniosa e criar um ecossistema próspero. 

Isabelle Veloso Sousa