TCP

Projeto melhora a eficiência operacional do Terminal, trazendo mais agilidade, automação e segurança para clientes e caminhoneiros

Na manhã desta terça-feira (30), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) realizou a cerimônia de conclusão das obras de modernização do Gate 1 do terminal. Principal ponto de acesso de caminhões ao pátio de operações, a nova estrutura melhora o fluxo de acesso dos veículos em 200%, subindo de 50 para 150 a capacidade de agendamentos de entrada por hora.

“A reforma de nossos portões de acesso ao terminal é resultado de um trabalho conjunto entre os setores de engenharia, TI e operações, trazendo diversas soluções que, integradas, melhoram a eficiência operacional do terminal, trazendo maior agilidade, segurança e automação para nossos clientes, principalmente para os caminhoneiros”, ressalta o gerente de planejamento de operações da TCP, Felipe de França.

Algumas das melhorias implementadas e que vão trazer maior produtividade ao Gate estão a ampliação do número de pistas no Gate 1, de sete para oito, sendo quatro de entrada, duas de saída e duas bidirecionais; a construção do Gate 3, com uma pista bidirecional, localizado ao lado da ferrovia que acessa o terminal; a instalação de diversos sistemas de monitoramento e câmeras, capazes de fazer uma fotografia total do contêiner e do caminhão, trazendo maior segurança e agilidade no processo de entrada e saída dos veículos; e a substituição das antigas cabines de atendimento por totens totalmente automatizados, que, junto ao aplicativo TCP GO, excluem a necessidade do uso de papel nos processos de agendamento de entrada e na emissão do recibo de saída de cargas, tornando a operação mais sustentável e paperless

Outro fator que trouxe mais segurança operacional para a nova estrutura foi a conexão direta entre o Gate 1 e a subestação de energia interna da TCP, a SE-01, inaugurada em setembro de 2023, que possui um gerador capaz de suprir a demanda em casos de queda de energia.

Com uma pista nova, atualização do projeto arquitetônico, totens automatizados e inovadores sistemas de segurança, a nova estrutura do Gate 1 melhorou em 200% o fluxo de acesso de caminhões ao pátio de operações da TCP.

França também aponta que “mesmo durante as obras no Gate 1, conseguimos quebrar diversas vezes nosso recorde de movimentações de contêineres, o que mostra nosso comprometimento em coordenar a execução da reforma mitigando ao máximo quaisquer adversidades na operação da TCP e nas estruturas ao entorno”.

Em março de 2024, mês anterior ao término das obras, a TCP registrou sua segunda maior movimentação mensal de contêineres no Gate, foram 49.048 transações. No mesmo mês, o Terminal bateu seu recorde de movimentação, que chegou a 133.083 TEUs (medida de 20 pés de contêiner).

“Esses recordes de produtividade são reflexo direto dos investimentos do Terminal em infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos. Com a chegada de 11 novos RTGs (guindastes pórticos com pneus de borracha) e 17 Terminal Tractors  (TT) no último ano, nosso parque de máquinas chegou a 40 RTGs e 69 TTs, números significativos para atender e até mesmo ampliar o fluxo de cargas no Terminal de Contêineres de Paranaguá”, conclui França.

Isabelle Veloso Sousa