TCP

Evento contou com a presença de representantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, empresas do setor e lideranças do Terminal

Na tarde desta quinta-feira (25), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, a TCP, sediou um seminário em homenagem ao Dia do Despachante Aduaneiro e trouxe lideranças das áreas comercial, regulatória, de atendimento, TI, operações logística e de faturamento do Terminal para debater melhorias em diversos processos para os clientes do segmento. Representantes de 12 empresas do setor estiveram presentes, trazendo propostas e contribuições para as discussões.

“A proximidade comercial com os despachantes e o foco no atendimento especializado a estes clientes são itens essenciais e prioritários no nosso Terminal. Por isso, este seminário é estratégico para que possamos continuar a construir soluções que tragam maior eficiência nos processos realizados por todos os atores envolvidos no comércio exterior”, afirmou Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP.

 Entre os presentes, estava o presidente do Sindicato dos Despachante Aduaneiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, Flavio Demetrio da Silva, que destacou a importância da iniciativa da TCP. “É importante fomentarmos o diálogo entre o Terminal e os despachantes, pois estes profissionais auxiliam na identificação de desafios e na proposição de melhorias na operação diária do Terminal. A oferta do serviço de destruição de embalagens de madeira, por exemplo, foi uma demanda que a nossa diretoria trouxe em reuniões anteriores e hoje temos essa vantagem disponível aqui, em Paranaguá”.

Desde o último seminário realizado pelo Terminal junto aos despachantes, em outubro de 2023, novas melhorias já foram implementadas, como a oferta do serviço de destruição de embalagens de madeira condenada, processo que pode reduzir, em média, de 15 para até 4 dias o processo de liberação de cargas importadas; e a geração automática de ordens de embarque para cargas cheias na exportação. Outros avanços já estão em fases de teste, com o objetivo de otimizar e aprimorar o atendimento do terminal a todos os usuários, como o envio automático de notificações de avarias em contêineres.

A implementação destas novas medidas auxilia o fluxo de importação e exportação do Terminal. “Com os investimentos realizados em infraestrutura e novos equipamentos no último ano, somados com as melhorias feitas para melhor atendimento ao mercado, conseguimos ter uma maior flexibilidade de atendimento operacional – item necessário de adaptação ao atual cenário logístico nacional – além de disponibilidade para implementar soluções com o objetivo de proporcionar maior agilidade e confiabilidade ao mercado”, completa Guidolim.

Vinicius Valginhak