Institucional

Os trabalhadores dos portos de Paranaguá e Antonina devem se vacinar nos próximos dias. A vacinação será conduzida pelas autoridades municipais de saúde de Antonina e Paranaguá. Para garantir o imunizante, será obrigatório apresentar o cartão SUS (registrado na cidade do porto de atuação, no caso, Paranaguá ou Antonina); crachá funcional; CPF; documento oficial de identificação com foto; e declaração de vínculo com empresa, órgão ou entidade de classe. A cópia do crachá (frente e verso) deverá ser entregue junto com a declaração. Esses ficarão retidos pelo funcionário da prefeitura, no ato da vacinação.

Na noite da última quarta-feira (26), a Portos do Paraná disponibilizou os modelos de declaração de vínculo, que devem ser preenchidas pela comunidade portuária. O documento está disponível para abaixo e deverá ser confeccionado pela empresa, em papel timbrado e assinado pelo representante da contratante.

CARTÃO SUS: Portuários que não sejam moradores de Paranaguá ou Antonina deverão atualizar a carteirinha do SUS para a cidade em que a dose será aplicada. Em Paranaguá, a prefeitura vai disponibilizar atendimento na frente da Estação Ferroviária. Para isso, o trabalhador deve levar um documento de comprovação do vínculo empregatício no porto.

RESTRIÇÕES: A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) lembra que quem teve Covid ou Dengue recentemente deve esperar 30 dias para tomar a vacina. Quem tomou a vacina contra gripe, precisa aguardar 15 dias. As doses serão reservadas e os trabalhadores poderão se vacinar, depois destes períodos.

Portuários que já foram vacinados devem seguir o cronograma de vacina original, designado pela Secretaria Municipal de Saúde, quando aplicada a primeira dose. Os que já tomaram as duas doses estão dispensados da vacinação.

PLANO ESTADUAL – Serão 9.627 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz destinadas aos portuários.

As secretarias municipais de saúde de Paranaguá e Antonina aguardam a chegada dos imunizantes na 1ª Regional de Saúde para divulgar informações quanto a data e ordem de vacinação. Os lotes chegaram ao Paraná na terça-feira (25), por volta de 23 horas.

Fonte: Portos do Paraná.

Alex Porto