Logística

Dois deles envolvem a ferrovia, única no sul do Brasil com conexão direta em área alfandegada. 

Em julho e agosto de 2023, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) alcançou três marcos de produtividade. O primeiro aconteceu em 28 de julho, quando a TCP registrou 5 encostes (processo de descarga e carregamento de trens) na ferrovia em um mesmo dia. A média do terminal é de 4 encostes diários.  

No mês seguinte, outros dois recordes foram alcançados, sendo um deles, novamente, no setor ferroviário: em agosto, 9.364 contêineres passaram pela ferrovia. O recorde anterior de movimentação havia acontecido em agosto de 2022 e foi de 8.902 contêineres. 

O terceiro marco registrado pelo terminal foi de gate (local de entrada e saída de caminhões). No mês passado, 44.427 contêineres passaram pelos portões da TCP, 1.075 a mais que no último recorde em maio deste ano. O gerente de planejamento de operações, Felipe de França, explica que “os aumentos sucessivos de produtividade registrados neste último ano vêm na esteira dos investimentos que o terminal realiza. Um deles foi a instalação de uma nova balança ferroviária dinâmica, que possibilita a pesagem de vagões ou composições ferroviárias em movimento”. 

Outro investimento que a TCP concluiu foi a eletrificação dos RTGs (guindastes de pórtico com pneus de borracha) usados para descarregar os trens. A conversão visa reforçar a confiabilidade e a disponibilidade do equipamento, diminuindo seu a manutenção em 90%, além de promover uma redução de 95% nas emissões de CO2. 

Até o fim de 2023, a TCP deve aplicar 370 milhões de reais em obras de infraestrutura, como na ampliação em 43% do pátio reefer, – usado para armazenar contêineres com controle de temperatura – passando de 3.572 tomadas para 5.126 disponíveis, sendo a maior área reefer entre terminais brasileiros. Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a expansão energética do terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.  

Recorde de 5 encostes 

No dia 28 de julho, foram movimentados 808 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner) pela ferrovia, sendo que 49,25% do volume que chegou à TCP foi de proteína animal congelada com destino ao Marrocos, Espanha e Inglaterra. A carga também se destaca no cenário macro: entre janeiro e julho de 2023, aproximadamente 62% dos carregamentos que chegaram de trem à TCP foram de carne congelada. Neste período, foram movimentados 116.042 TEUs por meio da ferrovia, 5.180 a mais do que o registrado no ano passado.  

“O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único do sul do Brasil a possuir conexão direta do modal ferroviário com a zona alfandegada, garantindo para seus clientes mais agilidade, segurança e uma redução de até 30% nos custos em relação ao modal rodoviário”, concluiu Felipe. 

Executado em parceria com a Brado Logística, os ramais ferroviários conectam o terminal até as cidades paranaenses de Cascavel e Cambé, facilitando o escoamento da produção do estado, bem como de exportadores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. 

“Somado aos investimentos projetados, esse recorde de 5 encostes nos dá boas amostras para o plano de ampliação de produção previsto para 2024”, afirma Rafael Seijas, gerente executivo de Planejamento da Brado. “Trabalhamos continuamente para oferecer soluções multimodais que atendam nossos clientes com eficiência e qualidade”. 

Outra iniciativa que representa um diferencial logístico foi a conclusão, em setembro de 2021, do projeto intermodal KBT, feito sob medida para atender exclusivamente a empresa do setor de papel e celulose Klabin. O projeto consiste em conectar o terminal de contêineres ao lado da fábrica da Klabin em Ortigueira, Paraná, até o Terminal de Contêineres de Paranaguá por meio da ferrovia operada pela Brado. A TCP é responsável por gerenciar este terminal. 

Sobre a TCP 

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a TCP Log, instituição que fornece soluções logísticas completas para importadores e exportadores. Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), considerado o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.    

Sobre a Brado Logística 

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de 5 mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.

Isabelle Veloso Sousa