TCP apoiou o evento e mais 9 subprogramas do plano básico ambiental indígena no litoral paranaense; entre eles estão o manejo agroflorestal, o monitoramento da fauna e a construção de uma casa de reza
Entre os dias 03 e 05 de agosto foi realizada a Semana Cultural de Guaviraty, em Pontal do Paraná. O evento teve apoio da TCP e da Prefeitura de Pontal do Paraná, e ofereceu atividades como trilha guiada, teatro sobre a história da aldeia, roda de conversa com as lideranças e venda de artesanato. A comunidade elaborou um roteiro turístico orientado no subprograma de Visitação Turística do PBA-CI (Plano Básico Ambiental do Componente Indígena), com auxílio de uma turismóloga capacitada.
Além da semana cultural, a TCP vem aplicando outras medidas socioambientais junto às aldeias indígenas Karaguatá Poty (Sambaqui-Guaraguaçu) e Guaviraty (Shangri-lá), localizadas em Pontal do Paraná, e a aldeia Pindoty, na Ilha da Cotinga em Paranaguá. Todas as ações estão previstas no Plano Básico Ambiental de Componente Indígena, que contém programas e subprogramas específicos para atender diferentes frentes. No mês de agosto deste ano, por exemplo, foram realizadas atividades de pelo menos nove subprogramas.
As ações voltadas ao manejo agroflorestal são regulares e também foram realizadas no mês de agosto, como plantio e manutenção de horta nas três aldeias e início de curso de compostagem nas aldeias de Shangri-lá e Sambaqui. O objetivo deste programa é dar subsídio à agricultura local e tradicional promovendo maior autonomia das comunidades indígenas.
Estão previstos ainda programas de monitoramento trimestral para acompanhar alterações no meio ambiente. Foram realizadas campanhas de monitoramento da fauna nas três aldeias participantes do PBA-CI, e monitoramento da luminosidade e águas estuarinas somente na aldeia Pindoty, localizada mais próxima do empreendimento.
Além do plano básico ambiental, a TCP também cumpre o Programa de Gestão dos Bens Culturais Guarani Mbya (IPHAN), que visa fortalecer o patrimônio cultural indígena. Neste mês, foi dado apoio com materiais e alimentação para o mutirão de construção de uma Opy (casa de reza) na aldeia Pindoty, localizada na Ilha da Cotinga. A obra já foi finalizada.
Crédito imagens: Equipe Acquaplan