TCP

Aquisição de guindastes RTGs faz parte de pacote de investimentos que serão feitos no maior terminal de contêineres da América do Sul

No último mês, a TCP, empresa que administra o terminal de contêineres de Paranaguá oficializou a compra de 11 RTGs (Rubber Tyred Gantry), popularmente conhecidos no setor portuário como transtêineres. O investimento faz parte de um pacote maior de aportes na infraestrutura do terminal de contêineres, que é hoje o maior da América do Sul, e contempla novos equipamentos, aumento na capacidade de recepção e armazenagem de contêineres refrigerados, e novos acessos e sistemas.

Cada um dos novos equipamentos tem capacidade de içamento de 41 toneladas sob spreader, capacidade de empilhamento de 6+1. Possuem design ergonômico e sensores de segurança preventiva de última geração, proporcionando mais conforto aos operadores e segurança operacional. A previsão de chegada dos novos guindastes é para dezembro de 2023.

O terminal é controlado pelo grupo chinês CMPort e os novos maquinários fazem parte de um plano maior de investimentos. Uma segunda leva de 10 guindastes RTGs será comprada até 2025. Além da aquisição dos equipamentos, a TCP está ampliando a capacidade para armazenagem de contêineres refrigerados em 43% – atualmente já a maior da América Latina – passando de 3.624 para 5.178 tomadas para contêineres de congelados. Também ocorrerá a renovação dos gates de acesso, implementação de aplicativo exclusivo para caminhoneiros, e janelas operacionais mais longas para caminhões bitrens, melhorando o serviço para caminhões terceiros.

Segundo o CEO da TCP, James Cao, “Estamos comprometidos em reforçar a infraestrutura do terminal e impulsionar a nossa produtividade, atendendo as demandas dos nossos clientes. Como membros da CMPort, o nosso objetivo é transformar a TCP em uma vanguarda na América do Sul para soluções logísticas”.  

 Além de ser o maior corredor de exportação de frango congelado do mundo, a TCP é também o terminal de contêineres com a maior oferta de serviços marítimos do Brasil, contando com 16 linhas de longo curso regulares. O terminal movimentou 1,1 milhão de TEUs em 2021 (um TEU representa um contêiner de 20 pés), o equivalente a 9% de toda movimentação nacional.

Sobre a TCP

Inaugurada em 1998, a TCP passou por diversos ciclos de investimentos em infraestrutura e inovação, recebendo R$ 1,9 bilhão em melhorias desde 2000. A movimentação anual de contêineres flutuava a casa de 250 mil TEUs por ano nessa época, hoje ultrapassa 1 milhão por ano. 

Desde 2018 o terminal é controlado pelo grupo China Merchants Port Holdings Company (CMPort), considerado o maior e mais competitivo operador de portos e terminais da China e do mundo, possuindo mais de 50 terminais sob controle. A atual concessão da área dura até 2048.

Mayara Locatelli