Institucional

O enfrentamento das mudanças climáticas globais, o desenvolvimento em alta qualidade e a modernização ecologicamente sustentável dos setores são questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento social sustentável. O foco de ESG em governança ambiental, social e corporativa não é apenas uma exigência da divulgação de informações por empresas listadas, mas também representa inovação em um novo modelo de colaboração social. A China Merchants Port Group Co., Ltd. (“CMPort”), como uma empresa internacional responsável, tem se referido ativamente ao conceito de desenvolvimento ESG nos últimos anos. A empresa estabeleceu e aperfeiçoou mecanismos de gestão de desenvolvimento sustentável, integrando o ESG em sua estratégia de negócios e gestão operacional diária. Enquanto se esforça para se tornar um provedor de serviços portuários de classe mundial, a CMPort sempre trabalhou lado a lado com acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, criando uma abordagem única para a implementação de ESG no exterior, características dos valore e práticas da CMPort.

ESG: Conquistas notáveis no caminho da prática de desenvolvimento sustentável

Em 2023, a CMPort se concentrou na promoção do desenvolvimento de alta qualidade da economia real, capturando firmemente novas características no desenvolvimento do setor. Diante das novas tendências de desenvolvimento global, os negócios nacionais e internacionais da CMPort progrediram lado a lado. Com base na manutenção de um desenvolvimento estável na produção e nas operações, a empresa impulsionou ativamente a transformação rumo ao desenvolvimento sustentável, alcançando resultados notáveis no desempenho da gestão de ESG. Em 2023, a CMPort obteve um grande reconhecimento no campo de ESG. A empresa foi incluída com sucesso na lista “China ESG Top 100 Listed Companies”, ocupando a 68ª posição na lista e a terceira no setor de transportes. Em setembro do mesmo ano, a CMPort foi selecionada para as “100 principais empresas de ESG listadas na China” e foi oficialmente incluída como uma ação constituinte no “CSI-Securities Times ESG Top 100 Index”. Em outubro, a autoridade internacional de ESG MSCI anunciou suas mais recentes classificações de ESG, com a plataforma da empresa listada em Hong Kong, a China Merchants Port Holdings Company Limited, atualizada para uma classificação de ESG de nível “BB”, um aumento de dois níveis. Em dezembro, aCMPort foi homenageada com o prêmio “Melhor Empresa Listada por Prática de ESG” na Lista Internacional de ESG de Hong Kong, refletindo o alto reconhecimento da sociedade e do setor pelas práticas de ESG da empresa.

“E”: Proteger o planeta azul e adaptar-se às condições locais para preservar a ecologia verde

O “E” (Proteção Ambiental) em ESG é um consenso global. Desde o início de sua expansão ao exterior em 2008, a CMPort progrediu rapidamente seus negócios e agora opera em 25 países em 6 continentes. Apesar das diferenças entre os padrões internacionais e chineses de ESG, bem como dos diferentes requisitos e focos regulatórios de ESG em diferentes regiões, há um ponto em comum fundamental. Diante de diversas culturas nacionais e diferentes regulamentações de ESG, a CMPort adapta sua abordagem para atender às condições locais. Ela se envolve ativamente em esforços de proteção ambiental, adaptados às características e aos pontos fortes de cada local de projeto. A empresa tem o compromisso de implementar medidas para minimizar o impacto de suas atividades operacionais nas comunidades locais e nos ecossistemas marinhos, colaborando com a comunidade para construir um ecossistema de desenvolvimento sustentável.

O Brasil é rico em recursos hidrelétricos, e o terminal da CMPort no Brasil, a TCP, adotou o uso de fontes de energias renováveis para suas operações diárias por meio da colaboração com terceiros. Em 2022, o uso de eletricidade renovável da TCP ultrapassou 80.000 megawatts-hora, resultando em uma redução de 60% nas emissões de carbono. Além disso, a TCP está localizada em uma baía protegida, uma área muito importante para a conservação do ecossistema. Para criar um ambiente propício para a flora e a fauna locais, a TCP implementou 19 planos específicos voltados para a proteção da vida selvagem, incluindo o “Programa de Monitoramento de Golfinhos, Tartarugas e Vegetação litorânea” e o “Programa de Monitoramento de Biota Aquática e Bioindicadores”. Além disso, a CMPort dá grande ênfase à conservação da biodiversidade. No Brasil e em Togo, na África, a empresa realiza iniciativas de conservação de tartarugas marinhas. No Sri Lanka, a CMPort empreendeu uma série de projetos ambientais sustentáveis, incluindo reflorestamento, limpeza de praias e gerenciamento de segregação de resíduos.

“S”: Praticar a responsabilidade social e integrar-se ao desenvolvimento da comunidade local

O “S” em ESG (Responsabilidade Social) é representado por bem-estar público, caridade e desenvolvimento da comunidade. Em 2022, a CMPort doou HKD 20 milhões para a China Merchants Foundation, e as atividades filantrópicas no exterior totalizaram um investimento de US$ 713.200. Com o apoio e a orientação da China Merchants Foundation, a CMPort criou a marca filantrópica “C Blue”. A CMPort, com a visão de “Acender a luz da educação rural com a ‘tocha’ da educação”, implementa uma série de projetos beneficentes de educação rural. Contando com a força de equipes de voluntários compostas por funcionários da C Blue, a CMPort forneceu assistência educacional, cuidados e iluminação espiritual a cerca de 20.000 crianças da zona rural em 5 cidades (condados) e 11 escolas na China.

Internacionalmente, a CMPort já realizou 11 edições do “China Merchants C Blue Training Program” com uma perspectiva global. Essa iniciativa maximiza as principais vantagens das operações comerciais portuárias, conectando os setores ao longo da cadeia de suprimentos, ela cria uma plataforma para o compartilhamento de experiências de transporte internacional no contexto do Belt and Road, oferecendo oportunidades para que profissionais de vários países do setor de transporte aprendam sobre o desenvolvimento de portos, transporte marítimo e zonas de livre comércio na China. O programa abriu uma janela para que 331 profissionais do setor explorassem o desenvolvimento da China, promovendo assim a integração cultural e as conexões entre as pessoas.

Ao expandir para o exterior, as empresas precisam respeitar as culturas locais, aderir à ética nos negócios, expandir suas operações de forma legal e compatível e integrar-se às comunidades locais, permitindo que a população local aproveitem das melhorias em sua qualidade de vida proporcionada pelo desenvolvimento corporativo. No Sri Lanka, a CMPort iniciou o projeto “C Blue Hope Village – Journey to Brightness”, realizando cirurgias de catarata gratuitas para mais de 450 pacientes locais, ajudando-os a recuperar a visão. Nos vilarejos empobrecidos de Panila e Kenda, no Sri Lanka, os portos de base da CMPort no exterior, CICT e HIPG, construíram centros de atividades comunitárias, centros de saúde médica, centros esportivos, bases de cultivo e bases de criação de aves. Eles avançaram significantemente nos esquemas de plantio em estufas e forneceram treinamento para os moradores em agricultura, habilidades artesanais e cadeias de suprimentos de produção, processamento e vendas. Isso realmente incorpora o princípio de “ensinar um homem a pescar”, melhorando os padrões de vida dos moradores locais e impulsionando o desenvolvimento da economia rural local. As equipes da CMPort em todo o mundo se uniram em um consenso de bondade e caridade, e estão comprometidas com o avanço ordenado da aplicação de ESG no exterior e com o aprimoramento contínuo da criação de valor social.

“G”: Identificação eficaz de riscos e conformidade com a regulamentação local na governança corporativa

O “G” em ESG (Governança Corporativa) é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Nas práticas comerciais internacionais, as empresas devem cumprir os requisitos regulatórios, fornecer informações detalhadas, confiáveis e públicas de ESG e alinhar os resultados operacionais da empresa com o desenvolvimento sustentável e a empregabilidade da comunidade local.

Nas práticas de ESG da CMPort, os departamentos de gerenciamento operacional também são responsáveis pela supervisão das atividades de ESG. A avaliação de desempenho das empresas com foco em investimentos abrange não apenas o sucesso financeiro, mas também as conquistas de ESG, incentivando uma integração abrangente da eficiência operacional e dos compromissos de ESG. De acordo com a política de ESG do China Merchants Group, os terminais da CMPort em vários locais no mundo realizam regularmente a identificação e a avaliação dos riscos de ESG. Eles identificam problemas de forma proativa e desenvolvem medidas de gerenciamento e planos de contingência. Ao se alinhar com as regulamentações legais locais, padrões do setor e demandas das partes interessadas, a CMPort continua a refinar sua estratégia de implementação de ESG. Essa abordagem levou ao desenvolvimento de um processo de identificação de riscos que enfatiza a autoavaliação e o autoaperfeiçoamento, melhorando assim um mecanismo de gerenciamento de ESG que atende às exigências do exterior. Em uma era cada vez mais focada no desenvolvimento sustentável, ecológico e de baixa emissão de carbono, as equipes da CMPort em todo o mundo, por meio de anos de prática, abordaram habilmente a “questão essencial” de acelerar o desenvolvimento de uma empresa de classe mundial – práticas de ESG, fornecendo experiências valiosas para empresas chinesas em empreendimentos de ESG no exterior.

A CMPort defende o princípio de “benchmarking em relação aos padrões mundiais, refletindo as características chinesas, atendendo às necessidades práticas da China Merchants e persistindo em um desenvolvimento estável e progressivo”. Mantendo a abertura e o sucesso compartilhado e cooperando para ganhos mútuos, a empresa, juntamente com as partes interessadas, explora novas práticas de ESG, ampliando assim o raio do desenvolvimento sustentável. Juntamente com vários setores da sociedade, a CMPort tem como objetivo criar um ambiente próspero, avançando em direção a um futuro mais sustentável, eficiente, inteligente e gratificante. Essa abordagem contribui com a força da China Merchants para a prosperidade econômica e o desenvolvimento geral em alta qualidade.

Isabelle Veloso Sousa