Com nova escala marítima conectando a Costa Leste da América do Sul ao Golfo dos Estados Unidos, TCP é o primeiro terminal de contêineres brasileiro a oferecer 20 serviços semanais
Nesta quarta (24), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, inaugurou o seu vigésimo serviço semanal com a atracação do navio Bright. Operada pelo armador israelense ZIM, o itinerário da linha ZIM Gulf Toucan (ZGT) conecta Argentina, Uruguai, Brasil, Colômbia, Jamaica, México e Estados Unidos.
“A integração desta nova linha ao portifólio de serviços semanais do terminal deve gerar uma movimentação de aproximadamente 400 contêineres cheios por semana, ampliando nossa participação nesta importante rota e diversificando a gama de opções de serviços disponíveis para nossos clientes”, destacou a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.
A frota da linha ZGT conta com oito embarcações com comprimento médio de 200 metros e capacidade aproximada de 2.500 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). Entre as principais cargas exportadas pelo terminal nesta rota estão produtos químicos, madeira, papel, celulose e carnes refrigeradas.
Terminal bate novo recorde de atracações
No último mês de 2023, o Terminal de Contêineres de Paranaguá alcançou um novo recorde mensal de atrações: foram 83 embarcações, número que superou a antiga máxima que era de 77 navios, registrada em outubro do mesmo ano. “A quebra de sucessivos recordes neste segmento é um reflexo da eficiência logística do terminal, que deve seguir ampliando o número de serviços em 2024”, afirma Carolina.
Nas próximas semanas, mais dois novos serviços semanais devem ser atendidos pela TCP.