Com mais de 20 anos de experiência no setor das operações portuárias, Wang fala da sua experiência e dos desafios da sua nova carreira
Nomeado em fevereiro de 2024 como o novo Diretor de Operações (COO) no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Nicolas Wang traz consigo uma experiência de mais de 20 anos atuando na área de operações portuárias. Responsável pelos setores de Operações (OPS), Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), Manutenção (M&R) e Logística (LOG), Wang tem uma longa trajetória na CMPort, multinacional chinesa que administra a TCP.
Ele iniciou sua carreira em 2003 no principal terminal da CMPort, o Shekou Container Terminal (SCT), em Shenzhen, na China, onde passou pelos cargos de planejamento de operações, gerente de turno e, por fim, chegando à posição de gerente de suporte de operações. “Cresci passo a passo, desde a base até os cargos de gestão. Minhas habilidades de negócios e de gerenciamento de equipes me ajudarão a resolver os desafios que virão”.
Em 2018, quando a CMPort adquiriu as instalações da TCP, Wang assumiu o cargo de gerente de operações no Terminal, posição que ocupou até fevereiro deste ano, mês em que foi promovido pela CMPort como COO da TCP. Durante os últimos cinco anos, Wang esteve envolvido no estabelecimento dos regulamentos de gestão de segurança e na renovação dos procedimentos operacionais. Paralelamente, participou ativamente no projeto de desenvolvimento do Terminal, que visa aumentar a capacidade e a produtividade da TCP.
“A TCP tem melhorado continuamente suas capacidades nos últimos anos e gradualmente se tornou um terminal influente na costa leste da América do Sul. No futuro, consolidará ainda mais sua posição e trabalhará para ser um hub portuário na América do Sul.”
Sobre as principais metas de sua gestão, ele destaca a necessidade de seguir otimizando a utilização de recursos e a eficiência operacional do Terminal. “Nossa missão é construir um time cada vez mais capacitado, unido e motivado, gerando um impacto econômico de extrema importância para o desenvolvimento do Porto de Paranaguá”, conclui.