Em julho, a TCP prosseguiu a execução do Plano Básico Ambiental de Componente Indígena (PBA-CI) junto as três aldeias participantes, pertencentes à etnia Guarani Mbya. Entre as ações realizadas estão o custeio à visitação de um rezador para atendimento aos indígenas da região com medicina tradicional e a entrega de sementes crioulas às três comunidades, ato que reforça a base material da cultura. Também foram custeados reparos no trapiche da aldeia Cotinga após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o sul do Brasil.
As aldeias receberam a visita de um grupo especializado da FUNAI de Brasília, que avaliou o potencial das aldeias para as atividades de turismo receptivo e preparo necessário para ações turísticas locais. Também foram entregues cargas de água potável às comunidades indígenas localizadas no Pontal do Paraná.
No final do mês ainda foi entregue à comunidade Pindoty, da Ilha da Cotinga, um barco que será utilizado no monitoramento territorial da Terra Indígena, que abarca duas ilhas da baía de Paranaguá, e no acesso dos indígenas à área urbana. A entrega de documentação do barco foi feita pelo superintendente institucional da TCP, Allan Chiang, ao cacique Dionísio da aldeia Pindoty da Ilha da Cotinga.