Com a nova linha, a TCP alcança a marca de 19 serviços semanais e permanece líder na oferta nacional.
A partir de setembro, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) receberá uma nova linha dos armadores COSCO Shipping Lines/OOCL e Ocean Network Express (ONE). O serviço é nomeado por cada armador como, respectivamente: East Coast South America-Europe 2 (ESE2), Europe-East Coast South America Express (EEX) e Latin-East-Coast Europe Express (LUX). A rota conecta a Europa, o Mediterrâneo e o Oriente Médio à costa leste da América do Sul. Com a nova linha, a TCP alcança 19ª escalas marítimas semanais e segue líder de serviços no Brasil.
A primeira escala no terminal está prevista para 23 de setembro, com o navio Xin Nan Tong, da COSCO, com 4.200 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner). O navio sairá do Uruguai, seguindo para Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Portugal e voltará pela Espanha, Brasil e Uruguai.
De acordo com a gerente comercial de armadores, Carolina Brown, “este novo serviço contará com duas escalas semanais em nosso terminal (viagem sul e viagem norte) ampliando ainda mais nossa posição de liderança em número de serviços regulares ofertados com cobertura e conectividade global. A rota atendida por esta nova linha movimenta, além de diversos tipos de mercadorias, um grande volume de exportação de cargas refrigeradas. Paranaguá é hoje o maior corredor de exportação de carne de frango para o mundo e este novo serviço vem de encontro a esta demanda crescente em nosso terminal”.
Os containers refrigerados (que necessitam de controle de temperatura) são utilizados para transportar carne congelada e, para mantê-los em funcionamento, o nosso pátio deve estar equipado com conexões elétricas que garantam a energização destes containers e assegurem o bom funcionamento e armazenagem destas unidades. “A TCP está investindo no aumento da capacidade dos reefer e na melhoria da infraestrutura eléctrica do nosso terminal para responder à crescente procura global. Atualmente, temos 3.572 tomadas reefer e, até o final do ano, chegaremos ao número de 5.126 tomadas reefer em nosso pátio, que é a maior capacidade reefer de toda a América do Sul.”
Além dos investimentos em estrutura reefer, a TCP possui 3 berços de atracação (local onde o navio atraca no cais) e 7 ternos (equipes que trabalham a bordo da embarcação), que favorecem o recebimento de novas escalas.
“Seguimos investindo em nossa estrutura e na qualificação de nossas equipes para atender nossos clientes e parceiros com excelência, diversos recordes de produtividade e movimentação foram batidos recentemente, mostrando que todas essas iniciativas estão trazendo resultados positivos para toda a cadeia logística do nosso estado”, explica Brown.
A gerente também comenta sobre as recentes ampliações do calado no Porto de Paranaguá: “as ampliações de calado trazem ganhos operacionais para companhias marítimas, em consequência do melhor aproveitamento da utilização da capacidade dos navios. Elas possibilitam a operação de embarcações maiores em nosso porto, facilitando a atração de novas linhas marítimas”.
Este é o terceiro anúncio de novas linhas no terminal. Em fevereiro de 2023, a empresa anunciou o início das escalas do serviço Braservice, operada pelo armador panamenho CTM, e representada na América do Sul pela Poseidon Container Shipping. Em agosto, a empresa divulgou o serviço GS1/UCLA2/GSA conectando o Golfo dos Estados Unidos à Costa Leste da América do Sul, uma parceria entre os armadores Hapag-Lloyd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e Ocean Network Express (ONE).
SOBRE A COSCO SHIPPING LINES
A COSCO SHIPPING Lines começou a operar em 1º de março de 2016 no distrito de Hongkou, em Xangai. A empresa está envolvida principalmente em serviços de transporte de contêineres nacionais e internacionais e negócios relacionados e é um dos principais segmentos de negócios do COSCO Shipping Group. A empresa opera 397 rotas marítimas internacionais e domésticas, incluindo 260 rotas internacionais (incluindo serviços de alimentação internacional), 53 rotas domésticas e 84 rotas de alimentação ao longo do Delta do Rio das Pérolas e do Rio Yangtze.
SOBRE A OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE)
A Ocean Network Express (ONE) foi criada em 7 de julho de 2017 após a integração da Kawasaki Kisen Kaisha (“K” LINE), Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Nippon Yusen Kaisha (NYK). Com sede global em Singapura, a ONE é apoiada por sedes regionais em Hong Kong, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Operando mais de 200 navios, oferece mais de 170 serviços para 120 países, sendo a sétima maior transportadora de contêineres do mundo, com frota de aproximada de 1,52 milhão de TEUs.
SOBRE O TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ (TCP)
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a TCP Log, instituição, que fornece soluções logísticas completas para importadores e exportadores. Após diversas obras houve uma ampliação de capacidade de movimentação do terminal, de 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano. Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), considerado o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.