No mês de março foram realizadas ações de promoção do desenvolvimento sustentável e valorização da cultura Mbya Guarani junto às aldeias indígenas participantes do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBACI) e do Programa TCP de Gestão dos Bens Culturais Guarani Mbya.
No dia 14 de março ocorreu a 12ª reunião ordinária do Conselho Gestor do PBACI, reunindo as comunidades indígenas, representações da FUNAI, do empreendedor e da equipe técnica executora do Plano. Nesta ocasião foram apresentadas e discutidas todas as metas, bem como seu estado atual de execução.
Nas aulas de informática, ministradas nas aldeias, sucederam treinamentos para a venda do artesanato indígena em plataforma online e feita a introdução a editores de texto.
Nas atividades de agroecologia, ao longo do mês, foram feitos plantios de: araticum, bananeiras, mandioca, batata doce, cana-de-açúcar, babosa e guiné. Também foram entregues ferramentas necessárias para as atividades de plantio. Iniciaram-se os cursos de Sistemas Agroflorestais, Horticultura, Compostagem e Plantas Medicinais, que ocorreram na Estação Agroflorestal Marumby, localizada em Morretes/PR. Nesta visita técnica aconteceu também uma Oficina de Técnicas Tradicionais de Preservação de Meio Ambiente, na qual os indígenas contrastaram as culturas indígena e não-indígena no tocante à convivência com o meio natural.
Foram custeadas viagens de indígenas para aldeias localizadas em Palhoça/SC e em Chopinzinho/PR, para acesso à sua medicina tradicional. As comunidades Pindoty e Guaviraty também participaram em um evento de saúde mental promovido pela Comissão Guarani Yvy Rupa, ocorrido em Biguaçu/SC.
Ocorreram as campanhas de monitoramento de fauna e do ar, com avaliação das populações de animais silvestres e da qualidade do ar nas Terras Indígenas. Como ação de segurança na navegação, apoiou-se a obtenção de arrais amador por parte de um indígena da Ilha da Cotinga, que foi aprovado nos cursos e exames exigidos pela Marinha do Brasil.
No âmbito do Programa de Gestão dos Bens da Cultura Mbya, entregou-se à aldeia Pindoty um notebook voltado à edição de vídeos e um violão, instrumento usado nos rituais de reza da cultura Mbya.