Ambiental e Comunidade

No mês de novembro de 2023, a TCP prosseguiu com a execução do Plano Básico Ambiental e Programa de Gestão dos Bens Culturais Guarani Mbyá, projetos realizados em apoio às comunidades indígenas Mbyá do litoral do Paraná. 

Houve apresentação de resultados da pesquisa referente à presença histórica dos Guarani no litoral paranaense, e registro da história de vida do Sr. Sebastião, que com seus 101 anos é o membro mais antigo da aldeia Pindoty (Ilha da Cotinga), cujas memórias são fundamentais para a compreensão da ocupação indígena naquele espaço.  

Houve reuniões para o detalhamento participativo dos Centros de Cultura indígena previstos para construção em 2024, além de aulas de informática e plantio de recursos agrícolas e florestais.  

A fim de assegurar o fortalecimento da cultura Mbyá, foi realizada uma viagem de intercâmbio técnico-cultural com membros das comunidades atendidas pela TCP até aldeias Mbya localizadas no litoral paulista, a fim de conhecer práticas turísticas, zootécnicas e agroflorestais.  

No período, também foi realizado o monitoramento de fauna nas três aldeias participantes. 

Na aldeia Kuaray Haxá (Antonina) ocorreu o ritual do “Nhemongaraí”, prática sagrada central para o povo Guarani que foi apoiada com ações de logística e entrega de alimentos e insumos. Outro bem cultural de importância central, as opys (casas de reza), foi apoiado através do financiamento de um telhado de taquaras fabricado com técnica tradicional, o qual foi instalado na casa de reza da aldeia Guaviraty (Shangrilá), ato que completou a construção desse espaço sagrado. 

Isabelle Veloso Sousa