Sustentabilidade

1ª Remada Ambiental 

No dia 09 de junho de 2018, durante a 13ª Semana do Meio Ambiente de Paranguá a TCP promoveu a 1ª Remada Ambiental com o objetivo de realizar a limpeza das margens do Rio Itíbere.

Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento e uma grande quantidade de resíduos foi retirada das águas do Rio.

A TCP agradece a todos envolvidos neste evento, aos grupos de caiaque, canoagem, etc., a Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente por todo apoio prestado para realização deste evento.

2ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente

Nos dias 14,15 e 16 de março de 2018 a TCP realizou, em parceria com a Acquaplan, a 2ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente, atividade integrante do Programa de Educação Ambiental aos Trabalhadores, previsto em seu licenciamento ambiental junto ao IBAMA. Os trabalhadores, público alvo do evento, foram convidados a participar através da comunicação interna da TCP e nos Diálogos de Meio Ambiente realizados em suas áreas de trabalho.
Os assuntos abordados nas palestras foram variados, com a participação dos técnicos da Acquaplan Maristela Bueno, Gilberto Ougo e também da Dra. Cassiana Metri Baptista, pesquisadora da UNESPAR.
O evento foi encerrado no dia 16/03 com um passeio dos funcionários pela Rede Caiçara – Turismo de Base Comunitária. Os funcionários puderam conhecer a comunidade tradicional de Piaçaguera com direito a degustação do tradicional café da manhã caiçara.

Estudo Ambiental – Projeto de Complementação das Obras do Cais Leste do Terminal de Contêineres de Paranaguá

Baixe os arquivos nos links:

EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança

RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança

Anexos

Estudo Ambiental

RIMA

TCP apoia Projeto Lixeiras Ecológicas

Iniciativa investe na reciclagem para preservação do meio ambiente

Atento as tendências atuais de preservação do meio ambiente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá anuncia seu apoio ao Projeto Lixeiras Ecologias – iniciativa que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. A primeira ação do TCP como apoiador do projeto foi a participação na 9ª semana do Meio Ambiente de Paranaguá que aconteceu em junho de 2014.

Criado em 2010, pelo empresário Marcio Freitas, dono da distribuidora União Gás e Água, o projeto foi elaborado para reutilizar galões de água vencidos que não poderiam ser mais utilizados pela empresa. Estes galões passaram a ser reciclados e utilizados como lixeiras ecológicas, instaladas em escolas, parques e praças de Paranaguá e região. O principal objetivo da inciativa é conscientizar crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva, apoiar ações como essas é de suma importância para o Terminal. “Participamos da implantação de lixeiras nas comunidades pesqueiras da baía de Paranaguá e nossa intenção é ampliar o apoio e participar da distribuição em escolas a partir de 2015. É preciso ensinar às crianças, desde cedo, porque é preciso reciclar e como isso contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte indevido do lixo”, avalia.

O TCP possui um Programa de Educação Ambiental e já contribuiu com outros projetos de cunho socioambiental na região. “Temos planos de contribuir com outros projetos desse tipo em 2015, com o apoio das Associações de Reciclados de Paranaguá”, conclui o diretor.

 

1ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente

Nos dias 07,08 e 09 de dezembro a TCP realizou, em parceria com a Acquaplan, a 1ª SIMA – Semana Interna de Meio Ambiente, atividade integrante do Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores; esta atividade faz parte do licenciamento junto ao IBAMA. Os trabalhadores, público alvo do evento, foram convidados através da comunicação interna da TCP e durante os Diálogos de Meio Ambiente realizados nas áreas de trabalho.

Os assuntos abordados nas palestras foram variados, com a participação dos técnicos da Acquaplan Sara Pontes, Édio Yasuda e Rafael Peres e também a Janelize Felisbino representando a Diretoria de Meio Ambiente da APPA.

O evento foi encerrado no dia 09/12 com uma visita dos funcionários ao Aquário de Paranaguá, os quais puderam interagir com os animais e conhecer mais sobre as espécies nativas da região.