Guindastes já estão em rota para o Brasil e devem chegar em novembro deste ano
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, vai receber 11 novos RTGs (Rubber Tyred Gantry). Os equipamentos, comprados em agosto de 2022, saíram da China no dia 8 de outubro desde ano e devem chegar a Paranaguá até o final de novembro, um mês antes da data prevista.
Fabricados pela empresa chinesa ZPMC, os 11 guindastes possuem altura de elevação de 21,2 metros, permitindo uma capacidade de empilhamento de 6+1, e conseguem içar 41 toneladas. “Com os novos equipamentos, o número de RTGs da TCP sobe de 29 para 40, um aumento substancial de 38% no nosso parque de transtêineres, o que vai assegurar uma ampliação na produtividade e uma maior confiabilidade da retaguarda de operação de navio”, explica o gerente de manutenção da TCP, Fernando Henrique Carneiro Reis.
Os RTGs também estão equipados com novas tecnologias de segurança, como o mapeamento de pilha a laser e um sistema anti-levantamento de carreta, o que evita acidentes nos casos em que o contêiner fica travado na carroceria de um caminhão.
A compra dos novos RTGs pela TCP faz parte de um pacote de investimento de R$ 370 milhões, que deve ser realizado até o final deste ano. Entre os projetos já concluídos estão a aquisição de 17 novos Terminal Tractors (TTs), a eletrificação de dois RTGs que operam na linha férrea, a construção de uma nova subestação de energia modelo GIS (subestações isoladas a gás), entre outros.
Ainda para 2023 está prevista a expansão do número de tomadas do pátio reefer de 3.572 para 5.126, um aumento de 43%. O espaço é destinado ao armazenamento de contêineres com controle de temperatura, como os usados para o transporte de carnes congeladas, principal commodity movimentada pelo terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de frango congelado do mundo.
Aumento da frota de caminhões para transporte de contêineres
Em agosto, a TCP assinou a compra de 17 Terminal Tractors (TTs) do modelo KT2i 4×2, fabricado na Polônia pela Kalmar, considerado o mais moderno disponível no mercado. Os novos caminhões têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e possuem uma autonomia de três dias de operações ininterruptas, o dobro do período de trabalho dos veículos em uso no terminal. A chegada dos equipamentos, usados para transportar contêineres entre navio, pátio, armazém e ferrovia, está prevista para o mês de novembro e aumentará em 33% a frota do terminal.
Além da compra dos TTs, a TCP pretende adquirir mais 27 terminal trailers (semirreboques do caminhão) para complementar a frota.