TCP

Considerada a maior feira de logística das Américas, a expectativa é de receber milhares de visitantes no stand de 100 m2 do terminal.

De 28 de fevereiro a 2 de março, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), participa da 27ª edição da Intermodal South America. Desde 2001, a TCP já esteve presente em 16 edições do evento. Este ano, os representantes dos times de armadores, compras, operação e comercial da empresa participarão do encontro para receber os principais agentes do comércio internacional.

Com um stand de 100m2, os visitantes poderão conhecer os serviços ofertados além dos marcos recentes do terminal. Um dos recordes registrados em 2022 foi o de produtividade: a TCP realizou 202 movimentos por hora (MPH) em um mesmo navio. O diretor comercial, Jan Zhang, explica que “investir em infraestrutura e capacidade nos permitiu bater vários recordes e ampliar a capacidade máxima anual de movimentação que é de 2,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento)”.

Entre os investimentos de maior impacto está a ampliação da área refrigerada (reefer) do terminal. Até o final de 2023 o espaço terá 5.126 tomadas para contêineres, mantendo a liderança mundial em exportação de frango congelado. Inclusive, em 2022, as carnes congeladas foram líderes de exportação no terminal, movimentando 208.479 TEUs, número 8% maior do que em 2021.

Outro destaque de volume vai para a ferrovia, que recentemente registrou mais que o dobro de movimentações de contêineres em comparação há 7 anos. Em 2022, foram movimentados 189.014 TEUs contra 92.307 TEUs em 2016. Entre os projetos ferroviários que influenciaram nestes números está o KBT. Em parceria com a Brado Logística e feito sob medida para um dos maiores exportadores da empresa, o modal conecta as unidades em Ortigueira e Telêmaco Borba ao porto de Paranaguá.

“A ferrovia traz confiabilidade, reduções de custo a todos os exportadores e é um diferencial da TCP, pois é a única do sul do país a conectar o modal até área alfandegada. O projeto KBT, em especial, tornou-se referência mundial em logística pela singularidade e eficiência”, destaca.

Além da ferrovia, outro setor de impacto do terminal é o armazém de importação, localizado dentro da TCP. O espaço conta com 12 mil m² e posição para 9 mil paletes, trazendo flexibilidade na cadeia logística do cliente; permitindo a devolução de contêineres vazios, retirada de cargas soltas e entreposto aduaneiro.

Recorde de escalas e aumento de calado

A TCP é a maior concentradora de linhas marítimas do país. Com 17 escalas semanais regulares, a empresa possui uma cobertura global atendendo os principais destinos de exportação e importação de todos os continentes, o que traz mais confiabilidade de embarque.

Mais uma vantagem da TCP é a ampliação do calado, aprovado pela Portos do Paraná em 2022. O acréscimo dos canais principal e alternativo permitiram a atracação de navios maiores e aumento de espaço para embarques.

Sobre a Feira Intermodal

Em 2023, a Intermodal South America reunirá 500 marcas expositoras, com expectativa de público de 40.000 visitantes em um espaço de 40 mil m² de área. As exposições serão em formato híbrido, combinando a edição física no São Paulo Expo com as ações digitais em tempo real.  Entre os lançamentos está a INTERLOG SUMMIT, que contará com duas programações simultâneas: a Conferência Nacional de Logística e a primeira edição do Congresso Intermodal South America.

Mayara Locatelli