TCP

Representantes de diversas áreas da empresa fomentam discussão e apresentam as novidades no terminal

Na última terça-feira (31), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou um seminário para 35 empresas do segmento de despacho aduaneiro promovendo a discussão sobre soluções de logística portuária para a cidade de Paranaguá e oportunidades no setor. O evento apresentou melhorias e projetos da TCP para os participantes e explicou alguns processos que podem gerar dúvidas aos despachantes.

Os despachantes são os representantes de uma parte significativa dos clientes que operam as exportações e importações na TCP, portanto, é fundamental promover momentos como esse de diálogo e integração. Outros eventos semelhantes foram realizados pela TCP em 2019 e também no segundo semestre de 2022.

Para a gerente comercial de armadores, Carolina Brown, a realização do seminário é fundamental para melhorar a relação com os despachantes, que desempenham um papel importantíssimo na facilitação de processos aduaneiros, atuando como intermediários entre empresas ou indivíduos. “São nesses encontros que temos a oportunidade de estreitar laços com os despachantes e criamos um espaço propenso para a discussão sobre melhorias relacionadas ao processo logístico portuário. Esses seminários são muito enriquecedores para a TCP e para a comunidade”, comenta Carolina.

A agenda contou com diversos líderes da TCP das áreas: Central de Atendimento ao Cliente, Comercial, Operações Logísticas, Faturamento e TI que, entre outras pautas, apresentaram algumas novidades do terminal, como a melhora no fluxo de caminhões e maior eficiência no trânsito de contêineres. Além disso, os investimentos como a aquisição dos 11 novos RTGs, 17 Terminal Tractors, ampliação do parque reefer e a construção da nova subestação de energia própria para sustentar a expansão energética do terminal também foram destaques.

Melhorias na TCP

Em 2023, a TCP realizou um pacote de investimentos de R$ 370 milhões, que incluiu melhorias como a aquisição de 11 novos RTGs, 17 Terminal Tractors e a ampliação do parque reefer.

Em agosto, o Terminal assinou a compra de 17 Terminal Tractors (TTs). A chegada dos equipamentos, usados para transportar contêineres entre navio, pátio, armazém e ferrovia, está prevista para o mês de novembro e aumentará em 33% a frota do terminal.

Também, em novembro, chegam os 11 novos RTGs adquiridos pela TCP. Os 11 guindastes possuem altura de elevação de 21,2 metros, permitindo uma capacidade de empilhamento de 6+1, e içamento de 41 toneladas.

Além disso, o terminal também realizou a ampliação de 43% do pátio reefer, passando de 3.572 tomadas para 5.126 disponíveis e tornando-se a maior área reefer da América do Sul. Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a expansão energética do terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.

Isabelle Veloso Sousa