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Hapag-Lloyd anuncia reestruturação do serviço que conecta o Golfo dos EUA com a Costa Leste da América do Sul incluindo escalas semanais em Paranaguá. 

A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, a TCP, passará a ter escalas semanais do serviço GS1/UCLA2/GSA conectando o Golfo dos Estados Unidos à Costa Leste da América do Sul, uma parceria entre os armadores Hapag-Lloyd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e Ocean Network Express (ONE). O navio MSC Lausanne, previsto para atracar no dia primeiro de setembro, marcará o início do 18º serviço regular semanal da TCP e vai reforçar liderança do terminal na concentração de serviços marítimos no Brasil.  

A gerente comercial de armadores, Carolina Brown, comemora o novo serviço, que proporciona mais opções aos clientes. “Esta é uma excelente oportunidade para aumentarmos nossa participação no mercado e desenvolvermos novos negócios, especialmente nas exportações em segmentos como madeira, papel e celulose e cargas refrigeradas”, explica Carolina Brown.   

Com saída no México, a linha seguirá para os Estados Unidos, Colômbia, Brasil, Argentina, Uruguai e retornará pelo Brasil até seguir para Colômbia e encerrando no país de origem. Serão sete embarcações da Hapag-Lloyd, uma da MSC e uma da ONE. Ao todo, nove navios com capacidade média de 6.400 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) farão parte da frota, com destaque para o conteineiro Tokyo Bay, da Hapag-Lloyd, com capacidade de 6.622 TEUs.  

Segundo a gerente comercial, a nova linha projeta volume de cerca de 600 movimentos por navio na semana. “Os navios da nova linha possuem, em média, 290 metros de comprimento e 830 plugs para alimentar os contêineres com controle de temperatura. Para suprir esta grande demanda já temos um projeto em andamento de expansão do pátio reefer, que passará de 3.572 tomadas para 5.126, um crescimento de 43% até o final do ano”, destaca.  A área reefer é um espaço no terminal dedicado aos contêineres com controle de temperatura. O ambiente garante a energização dos contêineres e o resfriamento das carnes congeladas, commodity mais movimentada no terminal. 

Outra ação que atraiu a chegada de navios maiores foi a expansão do calado do canal principal de 11 para 12,30 metros e do canal alternativo (Surdinho) que passou do 11,50 para 12,30 metros. O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha (peça da embarcação que fortalece a estrutura) de uma embarcação até a linha d’água. Os berços de atracação também sofreram aumentos recentes e hoje apresentam 13 metros de calado. Ao todo, são 3 berços de atracação (local onde o navio atraca no cais) e 7 ternos (equipes que trabalham a bordo da embarcação), que favorecem o recebimento de novas escalas.  

Esta é a segunda nova linha adquirida pela TCP em 2023. Em fevereiro, a empresa anunciou o início das escalas do serviço Braservice, operada pelo armador panamenho CTM, e representada na América do Sul pela Poseidon Container Shipping. A rota marítima liga Paranaguá à Cuba, Colômbia, Panamá, República Dominicana e México.  

Isabelle Veloso Sousa