Logística

Modal é a aposta para aumentar os serviços logísticos integrados, atraindo novas cargas para Paranaguá

A TCP Log – subsidiária logística da TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá), registrou um recorde na movimentação de contêineres pela ferrovia, com 5.403 unidades transportadas no mês de agosto. Este é o melhor resultado desde maio de 2015, quando o total de contêineres movimentados no modal foi de 5428 unidades.

Maurício Toti, gerente Comercial da TCP, explica que o recorde vai ao encontro das metas de crescimentos da subsidiária logística e reflete a chegada da CMPorts ao Brasil. “A CMPorts e a TCP Log têm uma visão alinhada sobre a importância de investir em serviços integrados em toda a cadeia logística. Isso torna o modal ferroviário uma peça fundamental para ao crescimento da empresa nos próximos meses e para a atração de novas cargas para Paranaguá.”, diz.

Por ser o único terminal de contêineres do Sul do Brasil que conta com conexão ferroviária direta, dentro do pátio, o Terminal se torna líder no mercado brasileiro neste modal, que atende, principalmente, a cadeia de produtos reefer.” Isso possibilita que a operação por Paranaguá seja muito mais competitiva para o cliente. Como resultado dos serviços ofertados, temos notado o aumento do fluxo por Paranaguá de mercadorias que têm origem e destino no Brasil, Ásia e Oriente Médio”.

O executivo revela que a intenção da empresa é ampliar a atuação no modal e fortalecer também as bases intermodais no interior. “Dentro da visão de integração logística, a TCP Log conta com os armazéns no interior, onde são oferecidos serviços de armazenagem, estufagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, além de transporte de cargas desde e até o Porto de Paranaguá”, ressalta.

A ideia é que o cliente não precise ir até o Porto ou contratar um serviço de transporte para retirar sua mercadoria em Paranaguá, mas que esse serviço seja oferecido pela TCP Log.” Isso facilita a relação com o cliente e torna a operação muito mais barata”, finaliza.

Atualmente, a TCP Log conta com bases intermodais no interior nas cidades de Cambé, Cascavel, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, além dos armazéns de importação e exportação e do Depot Express em Paranaguá.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

Alex Porto