TCP

Foram movimentadas 30.674 unidades no mês de agosto, segunda melhor marca do terminal

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), registrou um recorde histórico com a movimentação de 30.674 contêineres cheios no mês de agosto. Essa foi a segunda melhor marca na história do terminal e representa um crescimento de 10,9% em comparação com a média de contêineres movimentados nos meses de maio, junho e julho.

Mauricio Totti, gerente Comercial da TCP, destaca que os números são resultado dos esforços do time Comercial para a conversão de novas cargas para Paranaguá. “O terminal tem trabalhando para atrair novos clientes e, para isso, oferece uma série de serviços que tornam a operação mais competitiva. A conexão com a ferrovia é um deles”, diz.

O TCP é o único terminal de contêineres do Sul do Brasil que conta com conexão ferroviária direta, dentro do pátio. “Essa é uma vantagem que atrai mais clientes, principalmente aqueles que integram a cadeia reefer dos estados de São Paulo, Goiás e do Mato Grosso do Sul, que exportam para o Oriente Médio e para a Ásia”, explica Totti. Nesse modal o TCP oferece dois encostes por dia, operando 24 horas tanto na exportação quanto na importação.

Com as bases intermodais operadas pela TCP Log no interior do estado, a empresa encurta o caminho da planta até o porto. “Com bases no interior, o cliente não precisa mais ir até o porto ou contratar um serviço de transporte para retirar sua mercadoria em Paranaguá. A TCP Log oferece esse serviço, facilitando a relação com o cliente e tornando a operação muito mais barata”, finaliza o executivo.

Sobre a TCP
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

Alex Porto