Embarcação é o maior porta-contêineres de uso comercial a atracar no Brasil
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu na última semana o navio HMM Promise, da Hyundai Merchant Marine. Essa é a primeira viagem do navio que tem aproximadamente 330 metros de comprimento e 48,32 de largura, e capacidade para transportar 11 mil TEUs de carga.
O navio, que faz a costa leste da América do Sul, iniciou a sua viagem na Coreia do Sul e seguiu em destino a Buenos Aires. “Esse é o primeiro navio porta-contêineres de uso comercial com capacidade para mais de 11 mil TEUs e equipado com sistema de depuração. Isso significa que é um navio menos poluente, uma vez que emite menos enxofre, seguindo a tendência mundial de preservação ambiental”, explica Mauricio Toti, gerente Comercial da TCP.
O executivo lembra que, por se tratar de um navio de grandes dimensões, a capacidade da TCP foi determinante para que o navio atracasse em Paranaguá. “A tendência é que o Brasil receba navios cada vez maiores e escolham portos que tenham infraestrutura física e operacional para operá-los. A TCP está pronta para seguir essa tendência”, avalia.
Hoje, o cais da TCP conta com 879 metros e passará por um processo de ampliação e modernização, ganhando mais 220 metros de berços, totalizando 1.099 metros de extensão. O projeto de expansão, previsto na renovação antecipada do contrato de arrendamento por mais 25 anos a partir de 2023, prevê a construção de dolfins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para cerca de 477 mil m2.
Sobre a TCP
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.
Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.
Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.
Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 5 continentes, 17 países e regiões e 32 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.