Lançada ao mar há quatro meses, embarcação marca modernização da frota da Cosco e aumento na capacidade de transporte para o Oriente
Com apenas 4 meses desde que foi lançada ao mar, a embarcação Cosco Shipping Brazil fez sua cerimônia de atracação inaugural no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), às 14h desta segunda-feira (18). O evento não apenas celebra a entrada dos porta-contêineres na rota ESA, como também marca o cinquentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a China.
Construído em novembro do ano passado, o navio da Cosco faz a rota que conecta a Costa Leste da América do Sul ao Extremo Oriente, passando pela Argentina, Uruguai, Brasil, Singapura e China. “O evento de celebração da primeira escala do porta-contêineres Cosco Shipping Brazil em nosso país marca um momento significativo na transição da frota da Cosco nesta rota, que trará navios de maior porte e capacidade, visando atender de forma mais eficiente os clientes que exportam para o mercado asiático. Tanto a TCP quanto o porto de Paranaguá vêm realizando investimentos significativos e se estruturando continuamente para receber embarcações de grande porte, alinhado com estratégia de diversos armadores de renovação de suas frotas de navios para atender à crescente demanda do mercado brasileiro e especialmente de nossa região”, pontua a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Merkle Brown.
Comparativamente, o Cosco Shipping Brazil é um gigante dos mares, com 336 metros de comprimento (LOA), 51 metros de boca, capacidade para transportar 14,100 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner) e ainda conta com 2.100 tomadas para contêineres refrigerados (reefer), usados para o transporte de cargas com carnes, por exemplo. A média de comprimento das embarcações que fazem esta rota é de 299 metros.
O evento de inauguração da sua passagem pelo Brasil contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Vice-Governador do Paraná, Darci Piana; o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva; o Comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Anderson Brito de Melo; o Vice-Prefeito de Paranguá, José Borba; o representante da Praticagem, Júlio Verner Nadolny; o Diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli; e o Delegado da Receita Federal Brasileira, Gerson Zanetti Faucz. Estiveram presentes também ZHU Bixin, Presidente da Cosco Shipping; YU Peng, Cônsul Geral da China em São Paulo; FENG Bo, Vice-Presidente da Cosco Shipping; YANG Zhijian, Diretor Executivo da Cosco Shipping Holding; TU Xiaoping, CFO da CMPort; BAI Chunhui, Conselheiro do Consulado da China em São Paulo; TAO Weidong, Gerente Geral da Divisão de Operações da Cosco Shipping; e JI Guoliang, Capitão da embarcação Cosco Shipping Brazil.
Após os discursos das autoridades e a execução dos hinos brasileiro e chinês, aconteceu o corte de faixa e o carregamento do primeiro contêiner, ato simbólico que marca assim a atracação inaugural do porta-contêineres Cosco Shipping Brazil. Também houve a troca de presentes durante a celebração, além da apresentação da tradicional dança folclórica chinesa, conhecida como dança dos leões, que encerrou o evento.
A cerimônia não apenas celebra os laços diplomáticos entre Brasil e China, que completam 50 anos em 2024, como também evidencia o papel fundamental dessas relações no cenário global, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo os laços culturais entre os povos brasileiro e chinês.