Ambiental e Comunidade

No mês de setembro de 2023, a TCP prosseguiu com a execução do Plano Básico Ambiental voltado às comunidades indígenas Guarani participantes.  

Entre os principais assuntos do mês figurou a conclusão do detalhamento participativo dos pré-projetos das construções previstas para implantação nas três aldeias. Também se destacou o avanço na implantação de aviários para a produção de ovos e carne nas comunidades, sob supervisão de especialista da área. 

Também foram avançadas ações de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, a fim de planejar futuras formações referentes à presença indígena no litoral do Paraná, voltadas ao corpo docente.  

Foram mantidos apoios tradicionais ao transporte e comunicação dos indígenas por meio do custeio de telefonia, sinal de internet, transportes terrestres e náutico, bem como o plantio de árvores frutíferas e hortaliças nas três aldeias, em regime agroflorestal. 

Foi realizado o transporte de indígenas a fim de que acessassem o tratamento tradicional com rezadores de aldeias em cidades vizinhas. Na área de saúde, destaca-se também o abastecimento semanal da aldeia Guaviraty com água potável entregue em caminhão-pipa. 

A aldeia Sambaqui também recebeu visita de médico veterinário para assistência a animais domésticos que foram atacados pela fauna silvestre. 

Isabelle Veloso Sousa