Institucional

Projeto Troca Solidária concorreu ao VII Prêmio SESI ODS 2023 e ganhou o selo na categoria Inovação para Sustentabilidade

Nos dias 18 e 19 de outubro, representantes do Terminal de Contêineres Paranaguá (TCP) participaram do VII Prêmio SESI ODS 2023, realizado como parte do Congresso SESI ODS, sediado em Curitiba (PR). A TCP inscreveu o projeto Troca Solidária e recebeu o selo na categoria Inovação para Sustentabilidade, que reconhece projetos que adotam práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável, acesso à tecnologia e preparação para os desafios futuros.

O Congresso SESI ODS e o Prêmio SESI ODS destacam ações voltadas para questões ambientais, sociais e de governança corporativa, reconhecendo práticas inovadoras que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas por indústrias e empresas do Estado do Paraná e organizações da sociedade civil brasileiras. O prêmio possui quatro categorias, sendo elas: Ambiental, Social, Governança e Inovação para sustentabilidade.

Para o superintendente institucional da TCP, Allan Chiang, a participação da TCP no Congresso é uma conquista: “o Projeto Troca Solidária atende centenas de famílias e proporciona a elas acesso a alimentos e outros produtos por um valor até 40% abaixo do mercado. O recebimento do selo reflete o compromisso do Terminal com a comunidade de Paranaguá e o nosso comprometimento na realização de ações que proporcionem o desenvolvimento social, econômico e ambiental.”

Troca Solidária e ODS

O projeto Troca Solidária acontece desde 2015 e atende moradores das ilhas na região de Paranaguá promovendo a troca materiais recicláveis por alimentos, produtos de limpeza e higiene a valores abaixo dos praticados no mercado.

As trocas de resíduos por alimentos e outras mercadorias acontecem em sete ilhas do litoral. No caso de ilhas sem conexão por terra com Paranaguá, o material é recebido pelo mercado flutuante, uma embarcação itinerante que funciona como ponto de coleta. O projeto conta também com três pontos fixos na Ilha dos Valadares.

O projeto vincula-se à três ODS: ODS 2, que tem como objetivo acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 8, que promove o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos; e a ODS 12, que assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Este projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental às Comunidades e é realizado em atendimento à condicionante da Licença de Operação n° 1356/2016 do IBAMA.

Isabelle Veloso Sousa