O parnaguará Walter Maria Júnior é o novo responsável pela área e tem como desafio a expansão da infraestrutura de tecnologia para acompanhar o crescimento do terminal
A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, anunciou o parnaguará Walter Maria Júnior como o seu novo gerente de TI. Com 10 anos de casa, o executivo tem como desafio a ampliação da infraestrutura de Tecnologia da Informação do terminal com objetivo de atender a demanda de crescimento do negócio, garantindo a estabilidade e segurança da operação.
Nascido em Paranaguá, formado em Sistema de Informação na Univille (Joivinville – SC), cursando MBA em Cyber Security pela FIAP, Walter Júnior atuou no desenvolvimento de importantes projetos para o Terminal, como a migração do sistema TOS para o NAVIS e a implementação do WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém). Já no ano que vem a sua equipe deve iniciar novos projetos para o terminal.
“O nosso plano de ação prevê a renovação da infraestrutura, incluindo a modernização dos gates de entrada e saída, além do upgrade do scanner, com objetivo melhorar a eficiência operacional, além da atualização do sistema de controle de acesso de pessoas e veículos”, conta.
O executivo, que acompanhou o crescimento do Terminal na última década, avalia que o setor de TI saiu da posição de coadjuvante para protagonista. “Para a empresa crescer e ter competitividade, precisa da tecnologia. Conhecimento, informação e automação são as armas da TI para obter este resultado. Com as ferramentas disponibilizadas pelo setor, a empresa consegue organizar suas informações e tomar decisões de forma precisa e segura, além disso é possível reduzir os riscos e ganhar eficiência em diversos processos, automatizando e otimizando tarefas, além de reduzir custos”, avalia.
Thomas Lima, diretor Comercial e Institucional do Terminal, enfatiza que o anúncio de Walter Junior como novo gerente de TI vai ao encontro da premissa da empresa de promover oportunidades para que os profissionais cresçam. “A TCP tem a cultura de investir em seus talentos para que eles tenham crescimento profissional na medida em que a companhia cresce. Walter Júnior acompanhou todo o desenvolvimento do Terminal nos últimos anos, conhece todos os nossos desafios para mantermos uma operação portuária de excelência e com alta produtividade, o que faz do Terminal um dos mais eficientes da América Latina. Tem muito a contribuir”, ressalta.
TRAJETÓRIA
A primeira experiência de Walter Maria Júnior em TI foi no SENAC Joinville, em 2004. “Sempre achei que minha carreira seria como desenvolvedor de sistemas. Aceitei a oferta de um amigo para aprender e ajudar a manter a infraestrutura da empresa e foi nesse ponto que a infra me pegou. Aprendi muito sobre como o hardware e o software se integram para possibilitar o uso de sistemas local e remotamente”, relembra.
De volta a Paranaguá, em 2005, teve sua primeira experiência no setor de logística, atuando como técnico em informática na Martini Meat Armazéns Gerais. Em 2011, passou a integrar o time de profissionais da TCP, iniciando como assistente técnico de TI – o que o executivo considera a realização de um sonho, já que o Terminal é referência na região.
Com cinco anos de casa, Walter foi promovido a supervisor e se tornou responsável pelo setor de Service Desk, saindo de uma posição técnica para a gestão de pessoas. Em 2018, se tornou especialista em sistemas, atuando na sustentação e desenvolvimento do ERP e sistemas de gestão e manutenção. “Era responsável por projetos de atualização e melhorias sistêmicas, além da gestão dos equipamentos de TI e auditoria de processos”, conta.
Em 2020 assumiu a coordenação do time de infraestrutura de TI do terminal e, em um ano, tornou-se responsável por todo o setor.