A 4ª China International Import Expo (ou A Expo, como chamaremos daqui em diante) foi inaugurada solenemente no Centro Nacional de Convenções e Exposições de Xangai no dia 5 de novembro de 2021. Nesta exposição, a brasileira TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, participou no estande da China Merchants Port Group Co., Ltd. (China Merchants Port, cotado na Bolsa de Valores de Shenzhen com o código de ações 001872; uma subsidiária da China Merchants Group) com o seu lema “Movimentar para Transformar”. O Sr. Tony Shi, Vice-Presidente e CEO da TCP superou as barreiras impostas pela pandemia e participou da exposição. As conversas com os expositores focaram em reforçar os negócios, partilhar oportunidades de desenvolvimento, alcançar benefícios mútuos e resultados vantajosos para todos os envolvidos.
O Embaixador Gilberto Moura, Cônsul Geral do Brasil em Xangai, foi convidado a visitar o stand da TCP da China Merchants Port no dia 6 de novembro de 2021, e recebeu uma calorosa recepção do Sr. Wang Xiufeng, CEO da China Merchants Port. Acompanhado do Sr. Tony Shi, o Embaixador Moura assistiu aos vídeos comerciais do Porto de Paranaguá e da TCP, mostrando a operação profissional do terminal TCP e seus serviços personalizados, dentro do conceito de “cliente em primeiro lugar”, o que contribui no desenvolvimento dos negócios no Brasil, gerando empregos para a população local e impulsionando a realização de seus sonhos. A operação conduz a mudança, ações fazem a mudança!
Como representante de empresas que deram importantes contribuições para a amizade e o comércio internacional entre Brasil e China, o Sr. Tony Shi também foi convidado a participar da cerimonia de corte de fitas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) com o Embaixador Gilberto Moura durante a Expo. Xie Xue, Presidente da Vale na China e Zhang Mei, Representante Chefe do Grupo JBS na China, participaram também nas cerimônias de corte de fitas.
O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina, onde a sua força econômica também ocupa o primeiro lugar. Em 2020, com um volume comercial total anual de U$101,728 bilhões entre a China e o Brasil que representa 3,14% acima do ano passado, a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil durante 11 anos consecutivos, estando as exportações do Brasil para a China na ordem dos U$67,686 bilhões, com um aumento de 6,83%, enquanto que as importações da China totalizaram U$34,042 bilhões. Com um decréscimo de 3,48%. No mesmo período, o volume do comércio bilateral entre a China e o Brasil representou 27,59% do comércio externo total do Brasil, dos quais 32,26% das exportações e 21,42% das importações foram com a China.
A China Merchants Port adquiriu participação majoritária da TCP em 22 de fevereiro de 2018. A aquisição da TCP é uma medida positiva para a China Merchants Group implementar ativamente a diretriz nacional de reforço na cooperação com os países dos BRICS e implementar o “Plano de Ação Conjunta” entre a China e o Brasil. Ao mesmo tempo que introduz valor comercial, o seu projeto na TCP promove com eficácia o desenvolvimento econômico e comercial e a parceria estratégica abrangente entre os dois países. A TCP é também o primeiro projeto de investimento da China Merchants na América Latina, o primeiro desembarque da estratégia de “avanço na América”, e o primeiro projeto portuário maduro no estrangeiro sendo realizado completamente pela China Merchants Port, que está empenhada em tornar-se um “fornecedor de serviços portuários globais de classe mundial”. A aquisição da TCP ajuda a melhorar e aperfeiçoar o plano de investimento ultramarino da China Merchants Group e seu desejo antigo de realizar a estratégia “Breakthrough in America”.
A TCP está localizada no Estado do Paraná, na costa sudeste do Brasil. É o segundo maior terminal de contêineres no Brasil, o único terminal de contêineres em Paranaguá, o maior terminal de contêineres individuais no Brasil, o maior terminal de exportação de frango congelado do mundo e também o único terminal com conexão direta com a ferrovia no sul do Brasil. Um a cada sete contêineres importados ou exportados do Brasil é carregado ou descarregado pela TCP.